domingo, 20 de março de 2011

A Vontade de Deus?

Queridos amigos,

Se existe um Deus que abrange todas as coisas criadas, cuja infinitude é impossível descrever, sob a influência de Quem tudo se encontra, O qual é soberano sobre tudo o que existe, existiu ou venha a existir, e diante de cujo poder e força todos atestam sua incapacidade e fraqueza - se existe este Ser, como que seres finitos e limitados como nós O podemos conhecer e ter ciência de Sua vontade?

Será que Deus nos permite ter acesso a Suas qualidades e atributos, para que possamos crescer cada vez mais em nosso amor e conhecimento Dele? Como que Deus se revela à humanidade? Será que Aquelas misteriosas Figuras que fundaram as grandes religiões, e cujos ensinamentos espirituais se encontram em todos os livros sagrados, nos guiam em direção à vontade de Deus?

Que importância tem a vontade de Deus para o nosso crescimento espiritual? Não temos o livre arbitrio que nos outorga a prerrogativa de seguir os nossos próprios desejos? Por que devemos nos desprender de nossas inclinações individuais para continuar evoluindo em nossa jornada espiritual? Será que é possível conciliar nossas próprias vontades com os ensinamentos e a vontade de Deus?

Vamos ver o que os livros sagrados das grandes religiões falam sobre tudo isso!


"Qualquer coisa que Deus tenha decretado, já se realizou, e aquilo que Ele não decretou, não haverá de ser. Não há poder, nem força, salvo em Deus, o Excelso, o Mais Poderoso."
~ O Báb (Fé Bábí)

“A porta do conhecimento do Ser Antigo sempre esteve e para sempre permanecerá fechada à face dos homens. Nenhuma compreensão humana conseguirá jamais ter acesso à Sua corte sagrada. Porém, como sinal de Sua mercê e prova de Sua benevolência, manifestou Ele aos homens os Sóis de Sua guia divina, os Símbolos de Sua divina unidade, e ordenou fosse o conhecimento destes Seres sagradas idêntico ao conhecimento de Seu próprio Ser. Quem Os reconhecer, terá reconhecido a Deus. Quem escutar Seu chamado terá escutado a Voz de Deus, e quem der testemunho da verdade de Sua Revelação, terá atestado a verdade do próprio Deus”
~ Bahá’u’lláh (Fé Bahá’í)

“Respondeu-lhes Jesus: A minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou. Se alguém quiser fazer a vontade de Deus, há de saber se a doutrina é dele, ou se eu falo por mim mesmo. Quem fala por si mesmo busca a sua própria glória; mas o que busca a glória daquele que o enviou, esse é verdadeiro, e não há nele injustiça.”
~ João 7: 16-18 (Novo Testamento)

“Ó Filho do Supremo! Ao eterno, Eu te chamo, mas tu buscas o que perece. Que te afastou de Nosso desejo e te fez buscar o teu próprio?”
~ Bahá’u’lláh (Fé Bahá’í)

“Quando um homem renuncia aos desejos dos sentidos engendrados pela mente, obtendo contentamento unicamente no Eu, diz-se então que alcançou a consciência divina.”
~ Bhagavad Gita II: 55 (Hinduísmo)

“Sabendo disso, o homem sábio não encontra prazeres sequer em prazeres celestes. O discípulo do Plenamente Iluminado se deleitam na destruição do desejo.”
~ Dhammapada 14: 9 (Budismo)

“Em tudo dai graças; porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.” 
~ I Tessalonicenses 5: 18 (Novo Testamento)

“A fonte de toda a glória está na aceitação de tudo o que o Senhor conferiu e no contentamento com aquilo que Deus prescreveu.” 
~ Bahá’u’lláh (Fé Bahá’í)

“Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação. Segundo a sua própria vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como que primícias das suas criaturas.”
~ Tiago 1: 17-18 (Novo Testamento)

“Ó adeptos do Livro, foi-vos apresentado o Nosso Mensageiro para mostrar-vos muito do que ocultáveis do Livro e perdoar-vos em muito. Já vos chegou de Deus uma Luz e um Livro lúcido. Pelo qual Deus conduzirá aos caminhos da salvação aqueles que procurarem a Sua complacência e, por Sua vontade, tirá-los-á das trevas e os levará para a luz, encaminhando-os para a senda reta.”
~ Alcorão 5: 15-16 (Islã)

“Ó Filho do Homem! Da árvore da glória refulgente, fiz penderem para teu proveito os mais seletos frutos; por que os desprezaste, contente com aquilo de menor valor? Volta, pois, para o que te é melhor no reino nas alturas.”
~ Bahá’u’lláh (Fé Bahá’í)

“E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” 
~ Romanos 12: 2 (Novo Testamento)

“Ó tu que fixaste teu olhar no Ponto do Alvorecer da Causa de Deus! Sabe tu com certeza que a Vontade de Deus não é limitada pelos padrões do povo, e que Deus não trilha seus caminhos. Antes, incumbe a cada um aderir firmemente à Senda certa, que é a de Deus... Ele faz qualquer coisa que deseje e ordena o que Lhe apraz. Sabe tu, ainda mais, que todos os outros salvo Ele, foram criados através da potência de uma palavra de Sua presença, enquanto eles, de si próprios, não têm poder de movimento nem imobilidade, exceto a Seu mando e com Sua anuência.”
~ Bahá’u’lláh (Fé Bahá’í)

“O vento sopra onde quer, e ouves a sua voz; mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.”
~ João 3: 8 (Novo Testamento)

“Se for de Teu agrado, faze-me crescer como uma tenra erva nos prados de Tua graça, que os ventos suaves de Tua vontade possam impulsionar-me e inclinar-me em conformidade com Teu prazer, de tal forma que meu movimento e meu silêncio possam ser inteiramente direcionados por Ti.”
~ Bahá’u’lláh (Fé Bahá’í)

“Segura-te com firmeza no Convênio de Teu Senhor e, à medida que os dias passam, aumenta teu suprimento de amor por Seus bem-amados… Que nada te entristeça, nem contra pessoa alguma te encolerizes. Cumpre-te estares contente com a Vontade de Deus e seres verdadeiro amigo, amoroso e fidedigno, de todos os povos da Terra, sem qualquer exceção.”
~ ‘Abdu’l-Bahá (Fé Bahá’í)

Nenhum comentário:

Postar um comentário