sábado, 2 de abril de 2011

Existe o destino?



Queridos amigos!


Eis uma questão milenar. Será que as coisas que acontecem em nossas vidas nada mais são do que reflexos de um destino pré-traçado e inevitável, cuja realização é apenas uma questão de tempo? Como que isso funcionaria quando pensamos no que fazemos no dia-a-dia?

Será que a cada um de nós foi concedido um destino individual e específico, o qual rege e determina o desencadear de cada evento em nossas vidas? Ou talvez apenas compartilhamos de uma espécie de destino coletivo, para o qual estamos todos caminhando, de uma forma ou de outra?

Será que a existência do destino é compatível com a noção do livre arbitrio? Temos a capacidade de fazer alguma escolha verdadeira em nossas vidas, se estamos todos pré-destinados para alguma coisa? Ou será que a escolha é apenas uma ilusão, e que toda e qualquer decisão que tomamos com relação ao rumo de nossas vidas já havia sido destinado? Pode ser que, ao invés disso, temos o poder de criarmos o nosso próprio destino, com base nas nossas escolhas?

Meus amigos, será que as grandes religiões do mundo nos ajudam a entender um pouco mais sobre o destino?

Vamos ver!

“O homem assemelha-se a um navio impelido pela força do vento ou do vapor, sem a qual não pode, em absoluto, se mover. O leme do navio, entretanto, dirige-o para um lado ou para outro, enquanto a força motriz oriunda do vento ou do vapor o impele na direção desejada. Se for dirigido para leste, irá para leste; ou se for dirigido para oeste, para ali irá. Esse movimento não provém do navio, mas do vento ou do vapor. De modo semelhante, em toda a ação ou inação do homem, seu poder deriva do amparo de Deus, mas a ele próprio cabe a escolha do bem ou do mal.”
~ ‘Abdu’l-Bahá (Fé Bahá’í)

“Não vos enganeis; Deus não se deixa escarnecer; pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará."
~ Gálatas 6: 7 (Novo Testamento)

“Um discípulo em treinamento investigará o bem ensinado Caminho da Virtude, assim mesmo como o perito em fazer grinaldas escolherá as flores.”
~ Dhammapada 4: 2 (Budismo)

“Algumas coisas estão sujeitas ao livre arbítrio do homem, tais como a justiça e a equidade, ou a injustiça e a tirania, bem como todas as ações boas e más. É claro que estas ações, em sua maioria, são deixadas à vontade do homem. Há certas coisas, por outro lado, às quais o homem é forçado a submeter-se: tais como o sono, a doença, o declínio do poder, os danos e infortúnios e a morte. Tudo isso é independente da vontade humana, e portanto, o homem não é responsável, sendo realmente forçado a suportar tais coisas. Mas na escolha de ações boas ou más, ele é agente livre; comete-as de acordo com sua própria vontade.”
~ ‘Abdu’l-Bahá (Fé Bahá’í)

“Jamais destinamos a ninguém carga maior à que pode suportar.”
~ Alcorão 6: 152 (Islã)

“Há duas espécies de destino: uma é pretraçada, enquanto a outra é condicionada a eventualidades. O destino pretraçado não pode ser mudado ou alterado, e o destino condicional pode ou não ocorrer. Assim, para esta lâmpada o destino decretado é que o óleo queime e se consuma. Sua extinção final é, portanto, um decreto impossível de ser mudado ou alterado, porque é uma fatalidade… O destino condicionado a eventualidades é comparável ao seguinte caso: há óleo ainda na lâmpada, mas vem um vento muito forte e a apaga. Tal é o destino condicional. É prudente evitá-lo, proteger-se contra ele, ser cauteloso e moderado. O destino pretraçado, porém, semelhante ao esgotamento do óleo na lâmpada, não pode ser alterado – é imutável e impreterível. Tem de acontecer. Certamente a lâmpada haverá de se apagar.”
~ ‘Abdu’l-Bahá (Fé Bahá’í)

“Não se vendem dois passarinhos por um asse? E nenhum deles cairá em terra sem a vontade de vosso Pai. E até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais, pois; mais valeis vós do que muitos passarinhos.”
~ Mateus 10: 29-31 (Novo Testamento)

“Dize: jamais nos ocorrerá o que Deus não nos tiver predestinado! Ele é nosso Protetor. Que os fiéis se encomendem a Deus!”
~ Alcorão 9: 51 (Islã)

“Ó Filho do Ser! Teu Paraíso é o Meu amor; teu lar celestial, a reunião Comigo. Entra nele e não tardes. Isso é o que te foi destinado em Nosso Reino nas alturas e em Nosso excelso domínio.”
~ Bahá’u’lláh (Fé Bahá’í)

“O destino e a predestinação são as inter-relações necessárias e indispensáveis presentes nas realidades das coisas. Essas inter-relações foram colocadas nas realidades dos seres através do poder da criação, e todo evento é conseqüência da necessária inter-relação. Por exemplo, Deus criou uma relação entre o sol e o globo terrestre: a de que os raios solares brilhem e o solo seja produtivo. Estas inter-relações constituem a predestinação, e a sua manifestação no plano da existência é o destino. A vontade é aquela força ativa que controla essas inter-relações e acontecimentos. Tal é a síntese da explanação sobre destino e predestinação.”
~ ‘Abdu’l-Bahá (Fé Bahá’í)

“Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim? Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para uso honroso e outro para uso desonroso?”
~ Romanos 9: 20-21 (Novo Testamento)

“Ó Forma Movediça de Pó! Eu desejo comunhão contigo, mas tu não quiseste pôr confiança em Mim. A espada de tua rebelião abateu a árvore de tua esperança. Em todos os tempos, estou perto de ti, mas tu estás sempre longe de Mim. Glória imperecível, Eu te destinei, mas tu escolheste infindável desonra. Enquanto ainda houver tempo, volta e não percas tua oportunidade.”
~ Bahá’u’lláh (Fé Bahá’í)

“Lembrai-vos das coisas passadas desde a antigüidade; que eu sou Deus, e não há outro; eu sou Deus, e não há outro semelhante a mim; que anuncio o fim desde o princípio, e desde a antigüidade as coisas que ainda não sucederam; que digo: O meu conselho subsistirá, e farei toda a minha vontade...”
~ Isaías 46: 9-10 (Velho Testamento)

“O conhecimento antecipado de uma coisa não é causa de sua realização. O conhecimento essencial de Deus abrange a realidade das coisas antes e depois de sua existência, mas não se torna causa dessa existência. É uma perfeição de Deus... Os segredos do futuro foram revelados aos Profetas e eles, deste modo, conheceram os acontecimentos vindouros que anunciaram. Esse conhecimento e essas profecias não causaram os acontecimentos. Agora, por exemplo, todos sabem que o Sol, daqui a sete horas, nascerá, mas este conhecimento antecipado, possuído por todos, não provoca o nascer, o aparecimento do Sol.”
~ ‘Abdu’l-Bahá (Fé Bahá’í)

Nenhum comentário:

Postar um comentário