terça-feira, 1 de março de 2011

A Morte: The End?

Queridos queridos!

Não é irônico que uma das poucas coisas que temos de absoluto nesta vida ainda se encontra envolto por um profundo e impenetrável mistério, a sutileza do qual é igualada talvez somente pela inexorável posição que a morte ocupa no destino de todos os homens?

O que é, de fato, a morte? O que ela representa? Será que a morte é o fim de todas as coisas, ou marca apenas uma fase em uma jornada que se estende para o além? Será que podemos saber de verdade?

Que tipo de implicações que uma espécie de continuidade após a morte teria para nossas vidas atuais? O que isso muda na maneira em que enxergamos nossos valores e morais, em o que acreditamos a respeito de nosso propósito nesta vida, em como agimos perante nossos irmãos e irmãs cujas vidas transcendem os 70, 80, 90 anos que passam nesta terra?

O que significa a vida após a morte em relação a Deus e espiritualidade? Como conseguimos crescer e nos preparar para uma eventual perpetuação de nossas vidas para além deste mundo?

Será que os livros sagrados em que se baseiam as grandes religiões podem nos iluminar a respeito deste tema tão intrigante?

Só há um jeito de saber!


“Toda alma provará o gosto da morte; então, retornareis a Nós.” 
~ Alcorão 29: 57 (Islã)

“O pó volte para a terra como o era, e o espírito volte a Deus que o deu.” 
~ Eclesiastes 12: 7 (Velho Testamento)

“Inevitável é a morte para os que nascem; todo morrer é um nascer - pelo que, não deves entristecer-te por causa do inevitável.”
~ Bhagavad Gita II: 27 (Hinduísmo)

“Nem no céu, nem no meio do oceano, nem numa caverna da montanha, pode ser encontrado aquele lugar onde a pessoa escaparia da morte.”
~ Dhammapada 9: 13 (Budismo)

“Sabe tu, em verdade, que a alma do homem, se tiver seguido os caminhos de Deus, voltará, seguramente, e se associará à glória do Bem-Amado. Pela retidão de Deus! Haverá de atingir um grau que nenhuma pena nem língua pode descrever. A alma que tiver permanecido fiel à Causa de Deus e se mantido inabalavelmente firme em Seu Caminho, haverá de possuir, após sua ascensão, tal poder que todos os mundos que o Onipotente criou podem ser beneficiados por seu intermédio.”
~ Bahá’u’lláh (Fé Bahá’í)

“Perecíveis são os corpos, esses templos do espírito - eterna, indestrutível, infinita é a alma que neles habita.”
~ Bhagavad Gita II: 18 (Hinduísmo)

“Como se olha para o fim de uma jornada? Com esperança e com expectativa. É o mesmo que acontece com o fim desta jornada terrena. No mundo do além o homem se verá livre de muitas incapacidades das quais sofre agora. Aqueles que passaram pela morte possuem uma posição própria. Ela não é afastada da nossa; a obra deles, a obra do Reino, é a nossa; mas é santificada daquilo que chamamos de ‘tempo e espaço’. Para nós o tempo é medido pelo sol. Quando não há mais alvorecer nem pôr-do-sol, o tempo não existe para o homem. Aqueles que ascenderam possuem atributos diferentes daqueles que ainda permanecem sobre a terra, ainda assim não há verdadeira separação. Na oração há uma mescla de estados, uma mistura de condições. Orai por eles assim como eles oram por vós.”
~ ‘Abdu’l-Bahá (Fé Bahá’í)

“... temos bom ânimo, mas desejamos antes estar ausentes deste corpo, para estarmos presentes com o Senhor.”
~ II Coríntios 5: 8 (Novo Testamento)

“E, como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois o juízo…“
~ Hebreus 9: 27 (Novo Testamento)

“Está claro e evidente que todos os homens, após sua morte física, haverão de estimar o valor de seus atos e compreender tudo o que suas mãos fizeram... Os que são seguidores do Deus Uno e Verdadeiro, no momento em que partirem desta vida, haverão de sentir tão grande contentamento e alegria como seria impossível descrever, enquanto tamanho medo e tremor se apoderarão daqueles que vivem no erro, e tanta consternação os acabrunhará, como nada poderia exceder. Feliz quem tiver sorvido o vinho seleto e incorruptível da fé, através do benévolo favor e das múltiplas graças d’Aquele que é o Senhor de todas as Fés...”
~ Bahá’u’lláh (Fé Bahá’í)

“Declarou-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que morra, viverá.”
~ João 11: 25 (Novo Testamento)

“Dirige pois, só a Mim teu pensamento, deposita em Mim tua razão e, sem dúvida, viverás em Mim depois da morte.“
~ Krishna (Bhagavad Gita XII: 8, Hinduísmo)

“Ó Filho do Homem! Tu és Meu domínio, e Meu domínio não perece; por que temes perecer? És Minha luz, e Minha luz jamais se extinguirá; por que receias extinção? És Minha glória, e Minha glória não se esvaece; és Minha vestimenta, e Minha vestimenta jamais se desgastará. Permanece firme, pois, em teu amor por Mim, a fim de que Me possas encontrar no reino da glória.”
~ Bahá’u’lláh (Fé Bahá’í)

“Quando a alma humana se desprende deste mundo fugaz de pó, ascendendo ao mundo de Deus, então os véus cairão por terra, e as realidades virão à luz, e todas as coisas outrora desconhecidas tornar-se-ão evidentes, e as verdades ocultas serão compreendidas. Considera como um ser, no mundo uterino, tinha ouvidos surdos, olhos cegos e língua muda; como era destituído de qualquer percepção. Contudo, assim que, deixando aquele mundo de obscuridade, ele adentra este mundo de luz, seus olhos veem, seus ouvidos ouvem e sua língua fala. Da mesma forma, tão logo ele se apresse em partir deste lugar mortal e ingressar no Reino de Deus, ele nascerá no espírito, e então os olhos de sua percepção descerrar-se-ão, os ouvidos de sua alma haverão de ouvir, e todas as verdades que anteriormente ignoravam tornar-se-lhe-ão manifestas e evidentes.”
~ ‘Abdu’l-Bahá (Fé Bahá’í)

Nenhum comentário:

Postar um comentário