segunda-feira, 14 de março de 2011

Por que do sofrimento humano?

Queridos amigos,

Por que o sofrimento e a miséria atingem de maneira implacável milhares de pessoas ao redor do mundo? E por que almas inocentes são feitas vítimas das mais penosas injustiças, e tornam-se alvos de tribulações sem fim, enquanto outras parecem ser poupadas de tais infortúnios?

Será que existe um motivo pelo qual as tragédias e desastres acontecem de forma tão avassaladora, chocando a humanidade com seu poder de destruição? Como que podemos conciliar nossa noção de um Deus bondoso e misericordioso com estes acontecimentos? Será que o livre arbitrio do homem contribui para desencadear eventos que levam milhares de pessoas ao sofrimento e miséria?

Será que tais eventos servem para nos ensinar alguma coisa? O que podemos aprender com o desenrolar destes sofrimentos? Será que desperta em nossas consciencias a noção de que o mundo é um só, e que a humanidade nada mais passa do que uma grande família, cujos membros devem ajudar uns aos outros a progredir em uma direção comum de paz e unidade?

Meus amigos, será que os livros sagrados das grandes religiões nos ajudam a refletir sobre estes acontecimentos, e o que eles demonstram sobre a verdadeira natureza e propósito do homem?

Vamos dar uma olhada...

“Estes são os versículos de Deus, que em verdade te recitamos. Deus jamais deseja a injustiça para a humanidade.”
~ Alcorão 3: 108 (Islã)

“Aqueles que Deus dotou de percepção, reconhecerão prontamente que os preceitos por Ele estabelecidos constituem os mais altos meios para a manutenção da ordem no mundo e para a segurança de seus povos.”
~ Bahá'u'lláh (Fé Bahá’í)

“O objetivo fundamental que anima a fé de Deus e Sua Religião é proteger os interesses da Humanidade, promover a Unidade e nutrir o espírito de amor e de amizade entre os homens.”
~ Bahá'u'lláh (Fé Bahá’í)

“Observei ainda e vi que debaixo do sol não é dos ligeiros a carreira, nem dos fortes a peleja, nem tampouco dos sábios o pão, nem ainda dos prudentes a riqueza, nem dos entendidos o favor; mas que a ocasião e a sorte ocorrem a todos.”
~ Eclesiastes 9:11 (Velho Testamento)

“Vivemos numa época de confiança nas condições materiais. Os homens imaginam que o imenso tamanho e a solidez de um navio, a perfeição de sua maquinaria ou a habilidade do navegador garantem a segurança, mas algumas vezes estes desastres [o desastre do Titanic] acontecem para que o homem saiba que Deus é o verdadeiro protetor... O propósito é que o povo do mundo possa se volver a Deus, o único Protetor; que as almas humanas confiem na Sua proteção e saibam que Ele é a verdadeira salvação. Os acontecimentos ocorrem para que a fé do homem possa crescer e se tornar mais forte. Por isso, embora nos sintamos tristes e abatidos, devemos suplicar a Deus para dirigir nossos corações ao Reino, e orar por essas almas que partiram, com fé em Sua infinita mercê, para que, embora elas tenham sido privadas desta vida terrena, possam desfrutar uma nova existência nas supremas moradas do Pai Celestial.”
~ ‘Abdu’l-Bahá (Fé Bahá’í)

“Porque sabemos que toda a criação, conjuntamente, geme e está com dores de parto até agora; e não só ela, mas até nós, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, aguardando a nossa adoração, a saber, a redenção do nosso corpo. Porque na esperança fomos salvos. Ora, a esperança que se vê não é esperança; pois o que alguém vê, como o espera? Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos.”
~ Romanos 8: 22-25 (Novo Testamento)

“Quem quer que neste mundo essa sede por apego baixo domine, seus sofrimentos crescem como uma relva bem aguada.”
~ Dhammapada 24: 2 (Budismo)

“Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade.”
~ II Coríntios 3: 17 (Novo Testamento)

“Não fosse pelos testes, o ouro puro, não poderia ser distinguido do impuro. Não fosse pelos testes, o corajoso não seria separado dos covardes. Não fosse pelos testes, as pessoas de fé não poderiam ser diferenciadas das desleais. Não fosse pelos testes, os intelectuais e as faculdades dos eruditos nos grandes colégios não se desenvolveriam. Não fosse pelos testes, pedras preciosas cintilantes não poderiam ser reconhecidas das pedras comuns e sem valor. Não fosse pelos testes, os Pescadores não poderiam ser diferenciados de Annas e Caifás, que ocupavam posições de honra e valor.”
~ ‘Abdu’l-Bahá (Fé Bahá’í)

“As almas que suportam os testes de Deus tornam-se manifestantes de grandes dádivas; pois os testes divinos fazem com que algumas almas tornem-se inteiramente inertes, enquanto que, às almas santas, são causa de sua ascensão ao mais alto grau de amor e de firmeza. São causa de progresso, como, no primeiro caso, levam ao retrocesso.”
~ ‘Abdu’l-Bahá (Fé Bahá’í)

“Quanto aos bebês e crianças, e aos inválidos que são afligidos pelas mãos dos opressores... para essas almas há uma recompensa em outro mundo... esse sofrimento é a maior mercê de Deus. Verdadeiramente, esta mercê do Senhor é muito melhor do que todo o conforto deste mundo e o crescimento e progresso pertencentes a este lugar da mortalidade.”
~ Bahá'u'lláh (Fé Bahá’í)

“Não fixe tua atenção quanto ao início dos assuntos; concentra teu coração nos fins e nos resultados. O presente período é como o tempo da plantação. Indubitavelmente, está impregnado de perigos e dificuldades, mas no futuro muitas colheitas serão feitas, e os benefícios e resultados tornar-se-ão aparentes. Quando alguém considera o objetivo em vista e o seu ponto final, alegria e felicidade intermináveis surgirão.”
~ ‘Abdu’l-Bahá (Fé Bahá’í)

Nenhum comentário:

Postar um comentário