quarta-feira, 9 de março de 2011

Sabedoria ou Conhecimento?

Queridos amigos,

Como que a sabedoria difere do conhecimento? Podemos aprender a sabedoria, assim como conseguimos adquirir o conhecimento? Será que a sabedoria precede o conhecimento, ou talvez o conhecimento se figura apenas como um dos diversos ingredientes necessários para fomentarmos a sabedoria? Assim, quais seriam os outros elementos que esta grande virtude demanda para tornar-se manifesta?

E qual é a importância da sabedoria para nossas vidas? Este conceito ainda faz sentido em uma sociedade dinâmica e interconectada, onde podemos obter qualquer tipo de informação e conhecimento com um click? O que a sabedoria traz que o simples conhecimento não nos oferece? Não conseguimos nos satisfazer, como indivíduos e como membros de uma sociedade, com informações e dados precisos, cujo acúmulo corresponde ao total de nosso conhecimento? Onde que se encaixa a sabedoria neste contexto?

Será que a sabedoria se refere à maneira em que utilizamos e aplicamos o nosso conhecimento? O que isso significa para a forma em que conduzimos nossas vidas no dia-a-dia? Será que o conhecimento, iluminado com a luz da sabedoria, pode servir como uma poderosa ferramenta para desvelarmos os mistérios do mundo?

O que será que as grandes religiões nos diz sobre o significado e propósito da sabedoria?

Vamos dar uma olhada.

“Acima de tudo mais, a maior dádiva e a mais admirável bênção sempre foi, e continuará a ser, a Sabedoria. É o infalível Protetor do homem. Ajuda-o e fortalece-o. A Sabedoria é a Emissária de Deus e a Revelação de Seu Nome, o Onisciente. Por seu intermédio se torna manifesta e evidente a sublimidade do grau do homem. É onisciente e a principal Instrutora na escola da existência. É quem guia e lhe foi conferida alta distinção. Em virtude de sua influência educadora, os seres terrenos se têm imbuído de um espírito precioso cujo brilho excede o dos céus.”
~ Bahá’u’lláh (Fé Bahá’í)

“Quem é como o sábio? e quem sabe a interpretação das coisas? A sabedoria do homem faz brilhar o seu rosto, e com ela a dureza do seu rosto se transforma.”
~ Eclesiastes 8:1 (Velho Testamento)

“As coisas transientes são todas condicionadas: quando a pessoa discerne isso com sabedoria, então a pessoa fica enojada com o mal; esse é o caminho da pureza.”
~ Dhammapada 5: 20 (Budismo)

“Como um único Sol ilumina toda a terra, o Senhor do meio ilumina todo o meio... Aqueles que, com o olho da sabedoria, vêem desta forma a diferença entre o meio e o conhecedor do meio, e como os seres se libertam da matéria, atingem o supremo.”
~ Bhagavad Gita XIII 33-34 (Hinduísmo)

“...o primeiro resplendor que despontou do horizonte do Livro Mater é que o homem deve conhecer a si próprio e reconhecer o que leva à sublimidade ou à humilhação, à glória ou ao rebaixamento, à riqueza ou à pobreza.”
~ Bahá’u’lláh (Fé Bahá’í)

“Aceitai antes a minha correção, e não a prata; e o conhecimento, antes do que o ouro escolhido. Porque melhor é a sabedoria do que as jóias; e de tudo o que se deseja nada se pode comparar com ela.”
~ Provébios 8: 10-11 (Velho Testamento)

“Aplicação assídua ao conhecimento do supremo espírito e reflexão sobre o bem que decorre do conhecimento da verdade; eis em que consiste a sabedoria; tudo que se opõe a isso é ignorância.”
~ Bhagavad Gita XIII: 11 (Hinduísmo)

“Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura, e ser-lhe- á dada.”
~ Tiago 1:5 (Novo Testamento)

“Ó Filho do Pó! Sábios são aqueles que não falam salvo se tiverem quem ouça, assim como o portador da taça, que só a oferece quando encontra quem a procure, e o apaixonado, que não exclama das profundezas de seu coração antes de fitar a beleza de sua bem-amada. Lança, pois, as sementes da sabedoria e do conhecimento no solo puro do coração, e guarda-as ocultas, até que os jacintos da sabedoria divina brotem do coração, e não do lodo e do barro.”
~ Bahá’u’lláh (Fé Bahá’í)

"Nem tudo o que um homem sabe pode ser revelado, nem tudo o que lhe é possível revelar deverá ser julgado oportuno, e nem todo dizer oportuno pode ser considerado apropriado à capacidade dos que o ouvem".
~ 'Abdu'l-Bahá (Fé Bahá’í)

Nenhum comentário:

Postar um comentário