segunda-feira, 25 de abril de 2011

Deus está na Natureza?


Queridos amigos,

Será que os padrões que enxergamos na natureza nos leva a perceber alguma realidade mais absoluta? Do mesmo jeito que conseguimos apreciar a destreza de um pintor em sua obra, será que podemos discernir os traços de um Criador neste mundo?

Será que a natureza abriga as qualidades e atributos de um Criador? Como que isso funcionaria? Será que Deus manifesta Seus características no mundo natural como sinais que nos levam a certas verdades espirituais? Por exemplo, será que ao contemplarmos a diversidade e harmonia inerente na natureza podemos aprender sobre a unicidade fundamental da raça humana?

E ao fitarmos a grandeza e força dos mares, podemos discernir os sinais de infinitude e poder do Criador do universo? Ao deparamos com características de generosidade, paciencia, amor e tolerância, expressadas pelos seres humanos que andam sobre a terra, podemos entender um pouco sobre os atributos de Deus?

Como devemos considerar Àquelas majestosas Figuras que se proclamaram Manifestantes de Deus no mundo, cujos ensinamentos e exemplo de vida ergueram os alicerces das grandes religiões que temos hoje? Será que refletem de maneira mais clara e pura as qualidades e características de um Deus que sempre visou guiar a humanidade no caminho da verdade? Que tipo de implicação que isso teria em nossas vidas?

Queridos amigos, o que será que os livros sagrados das religiões, os quais foram inspirados por estes Sinais de Deus na terra, nos dizem acerca da relação entre o Criador e Sua criação na natureza?

Vamos ver...

“Fixa no mundo teu olhar e por algum tempo, nele pondera. Ele desvela o seu próprio livro diante de teus olhos e manifesta aquilo que a Pena de teu Senhor, o Moldador, O de tudo informado, nele inscreveu. Ele te tornará conhecedor daquilo que contém e daquilo que sobre ele se encontrará, e te dará tão claras explicações que te faça independer de todo expositor eloquente.”
~ Bahá’u’lláh (Fé Bahá’í)

“Tu não acharás imperfeição alguma na criação do Clemente! Volta, pois, a olhar! Vês, acaso, alguma fenda? Novamente, olha e torna a fazê-lo, e o teu olhar voltará a ti, confuso e fatigado.”
~ Alcorão 67: 3-4 (Islã)

“Cada coisa deve ter uma origem e, cada construção, um construtor. Em verdade, o Verbo de Deus é a causa que precedeu ao mundo contingente – um mundo que está adornado com os esplendores do Ancião dos Dias e, no entanto, está sendo renovado e regenerado em todos os tempos. Imensuravelmente exaltado é o Deus de Sabedoria que ergueu essa estrutura sublime.”
~ Bahá’u’lláh (Fé Bahá’í)

“Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos.”
~ Salmos 19: 1 (Velho Testamento)

“Deus criou os céus e a terra com prudência; certamente, nisto há um sinal para os fiéis.”
~ Alcorão 29:44 (Islã)

"O mistério do poder eterno vibra dentro do íntimo ser de todas as coisas criadas.”
~ O Báb (Fé Bábí)

“O poder de entendimento difere em grau nos diversos reinos da criação. As espécies - mineral, vegetal e animal - todas elas são incapazes de compreender qualquer criação além da própria. O mineral não pode imaginar o poder de crescimento da planta. A árvore não pode compreender o poder de movimento do animal, nem pode entender o que significa possuir o sentido do olfato, da vista ou da audição. Todos eles pertencem à criação física. O homem também participa desta criação; mas não é possível a nenhum dos reinos inferiores compreender o que se passa na mente do homem… Todos os reinos superiores são incompreensíveis aos inferiores; portanto, como seria possível que a criatura, o homem, entendesse o Onipotente Criador de tudo?”
~ ‘Abdu’l-Bahá (Fé Bahá’í)

“Disse-lhe Felipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta. Respondeu-lhe Jesus: Há tanto tempo que estou convosco, e ainda não me conheces, Felipe? Quem me viu a mim, viu o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?”
~ João 14: 8-9 (Novo Testamento)

“Do mesmo modo como as nuvens escondem de nosso olhar atento o sol e o firmamento, igualmente as características humanas de Cristo ocultaram dos homens Seu real caráter Divino."
~ Bahá’u’lláh (Fé Bahá’í)

“Cego é este mundo. Poucos aqueles que vêem claramente. Assim como pássaros escapam de redes, poucos chegam ao estado cheio de felicidade.”
~ Dhammapada 13: 8 (Budismo)

“Dize: a Natureza em sua essência é a incorporação de Meu Nome, o Originador, o Criador. Diversas são suas manifestações, por causas que variam e, nessa diversidade, há sinais para homens de discernimento. A Natureza é a Vontade de Deus e é sua expressão no mundo contingente e através deste. É uma dispensação da Providência determinada por Aquele que ordena, a Suma Sabedoria.”
~ Bahá’u’lláh (Fé Bahá’í)

“Pois os Seus atributos invisíveis, o Seu eterno poder e divindade, são claramente vistos desde a criação do mundo, sendo percebidos mediante as coisas criadas, de modo que eles são inescusáveis.”
~ Romanos 1: 20 (Novo Testamento)

“O corpo humano é, tal como os animais, sujeito às leis da natureza. Mas o homem é dotado de uma segunda realidade, a realidade racional ou intelectual, e a realidade intelectual do homem predomina sobre a natureza.”
~ ‘Abdu’l-Bahá (Fé Bahá’í)

2 comentários:

  1. Oi Marcos, eu ainda não li nenhum texto, mas dei um olhada e adorei o blog. Parabéns! Quero ler tudo! Bjos Camila

    ResponderExcluir
  2. Fala Camila! Leia sim tem uns textos muito interessantes! Acho que você vai gostar - grande bjo!
    Marcos

    ResponderExcluir