segunda-feira, 2 de maio de 2011

União na diversidade?

Queridos amigos!

Será que é possível criarmos uma condição de união entre todos os povos e raças do mundo, quando nos deparamos com uma miríade de pensamentos, características, culturas, interesses, desejos e gostos, os quais são tão diversos quanto fluidos - se formando e reformulando num constante fluxo de elementos?

Como que podemos pensar em unificar a todas as pessoas - com tanta diversidade presente? Será que isso só seria possível se colocarmos todo o mundo em um mesmo padrão de comportamento e pensamento, gerando assim união através da uniformidade?

Ou será que o segredo da unidade se encontra na harmonia entre as diversas qualidades, talentos e atributos que se manifestam ao redor do planeta? Tal como uma sinfonia em que as notas se complementam, ou um jardim em que as diferentes flores o torna mais rico e belo, será que a humanidade pode se unir se aprendermos a apreciar as diferentes capacidades em cada indivíduo, povo e raça?

Como será que conseguimos atingir um grau tão elevado de consciência com relação a quem somos neste mundo? Será que a espiritualidade pode nos ajudar a encontrarmos o ponto de harmonia entre nós mesmos? E qual é o papel dos ensinamentos espirituais oriundos das grandes religiões do planeta nesse processo?

Queridos amigos, será que os livros sagrados em que se baseiam estas religiões nos sugere um caminho?

Vamos ver!


“Considerai as flores de um jardim: diferem em espécie, cor, forma e aspecto. Não obstante, desde que são refrescadas pelas águas da mesma fonte, revivificadas pelos sopros de um só vento e revigoradas pelos raios de um único Sol, sua diversidade lhes aumenta o encanto e realça a beleza. Assim, quando a força unificadora que é a influência penetrante do Verbo de Deus faz efeito, a variedade de costumes, procedimentos, hábitos, idéias, opiniões e temperamentos embeleza o mundo da humanidade.”
~ ‘Abdu’l-Bahá (Fé Bahá’í)

“Não pode haver dúvida alguma de que os povos do mundo, de qualquer raça ou religião que sejam, derivam sua inspiração de uma mesma Fonte Celestial e são os súditos de um só Deus.”
~ Bahá’u’lláh (Fé Bahá’í)

“Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito para o proveito comum.”
~ I Coríntios 12: 4-7 (Novo Testamento)

“E na terra há regiões fronteiriças (de diversas características); há plantações, videiras, sementeiras e tamareiras, semelhantes (em espécie) e diferentes (em variedade); são regadas pela mesma água e distinguimos umas das outras no comer. Nisto há sinais para os sensatos.”
~ Alcorão 13: 4 (Islã)

“Sede perfeitamente unidos. Jamais vos zangueis uns com os outros... Amai as criaturas por amor a Deus e não por elas mesmas. Jamais ficareis zangados ou impacientes se os amardes por amor a Deus. A humanidade não é perfeita. Há imperfeições em todo ser humano, e sempre ficareis infelizes se olhardes para as pessoas em si mesmas. Se, porém, contemplardes Deus, sereis bondosos com eles e os amareis, pois o mundo de Deus é o mundo da perfeição e completa misericórdia.”
~ ‘Abdu’l-Bahá (Fé Bahá’í)

“E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.”
~ Marcos 12: 29-31 (Novo Testamento)

“A variedade na família humana deveria ser a causa do amor e da harmonia, como na música, em que muitas notas diferentes se harmonizam na composição de um perfeito acordo. Se encontrardes pessoas de raça e cor diferentes das vossas, não vos encerrais em vosso invólucro de convencionalidade; ao contrário, sede alegres e mostrai-lhes bondade.”
~ ‘Abdu’l-Bahá (Fé Bahá’í)

“Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos.”
~ Efésios 4: 4-6 (Novo Testamento)

“Nada em absoluto, neste Dia, pode causar maior dano a esta Causa do que a dissensão e luta, contenda, alienação e apatia entre os amados de Deus. Evitai-as, através do poder de Deus e de Seu auxílio soberano, e esforçai-vos para unir os corações dos homens, em nome d’Ele, o Unificador, o Onisciente, a Suma Sabedoria.”
~ Bahá’u’lláh (Fé Bahá’í)

Nenhum comentário:

Postar um comentário