terça-feira, 12 de abril de 2011

A Paz é Possível?



Queridos amigos,


Será que a paz no mundo é realmente algo factível? Ou será que as sangrentas páginas de nossa história, e mais recentemente os espantosos eventos que se desencadearam incessantemente sobre o afligido corpo da humanidade, nos indicam clara e lucidamente que a paz é impraticável?

Será que o ser humano está fadado a sempre viver em violência e conflito com seus semelhantes, com cada grupo e individuo competindo pelo acúmulo de suas próprias riquezas, por um momento fugaz no trono do poder e pela ilusória aquisição de glória e majestade através da conquista e submissão de seus companheiros?

Será que o ser humano, dotado de uma inteligência tão brilhante que sua potência penetra as distâncias mais remotas do universo e descobre as mais íntimas de todas as coisas criadas, é incapaz de erguer o estandarte da paz sobre a terra em que vive?

O que seria necessário para iniciar o processo de construção de paz no mundo? Como podemos nos levantar para servirmos neste sublime empreendimento?

Será que podemos começar com uma reflexão sobre o lado espiritual que todos nós possuímos, o qual nos permite transcender os impulsos naturais do ego e da paixão desenfreadas, que se amplificadas causam tanto dano para nossos amigos e amigas? Como podemos desenvolver este lado espiritual e elevar o nosso grau de existência neste mundo?

Queridos, será que os livros sagrados das grandes religiões nos orientam acerca do caminho desta tão procurada paz?

Vemos ver...

“Não há… felicidade mais elevada do que a Paz.”
~ Dhammapada 15: 6 (Budismo)

“A religião de Deus e Sua lei divina são os mais poderosos instrumentos e os mais seguros de todos os meios para o alvorecer da luz da unidade entre os homens. O progresso do mundo, o desenvolvimento das nações, a tranquilidade dos povos, e a paz de todos os que habitam na terra, figuram entre os princípios e preceitos de Deus.”
~ Bahá’u’lláh (Fé Bahá’í)

“Considera a agitação que tem dominado as mentes, e as chamas da guerra e do ódio, do ressentimento e da malevolência entre nações... acaso poderia isso tudo ser algum dia mitigado por outro meio senão pelas águas vivificadoras dos ensinamentos de Deus? Não, nunca! E isto está claro: um poder acima e além dos poderes da natureza deve forçosamente ser aplicado para que essa negra escuridão transforme-se em luz, e os ódios e ressentimentos, rancores e vinganças, intermináveis disputas e guerras sejam substituídos por fraternidade e amor entre todos os povos da Terra. Este poder não é outro senão os sopros do Espírito Santo e o poderoso influxo da Palavra de Deus.”
~ ‘Abdu’l-Bahá (Fé Bahá’í)

“Muita paz têm os que amam a Tua lei, e não há nada que os faça tropeçar.”
~ Salmos 119: 165 (Velho Testamento)

“Assim, pois, sigamos as coisas que servem para a paz e as que contribuem para a edificação mútua.”
~ Romanos 14: 19 (Novo Testamento)

“Este é um novo ciclo de poder humano. Todos os horizontes do mundo estão luminosos, e o mundo haverá de se tornar deveras um jardim e um paraíso. É a hora da unidade dos filhos dos homens e da congregação de todas as raças e classes. Vós estais livres das antigas superstições que mantiveram os homens ignorantes, destruindo os fundamentos da verdadeira humanidade. A dádiva de Deus a esta era iluminada é o conhecimento da unicidade da humanidade e a unicidade fundamental da religião. A guerra há de cessar entre as nações e pela vontade de Deus há de vir a Suprema Paz; o mundo será visto como um novo mundo e todos os homens viverão como irmãos."
~ ‘Abdu’l-Bahá (Fé Bahá’í)

“Sem consciência divina a mente não se controla nem se fixa a inteligência, sem o quê, não existe a paz. E onde não existe paz, pode haver felicidade?”
~ Bhagavad Gita II: 66 (Hinduísmo)

“A paz tem de ser estabelecida, primeiro, entre os indivíduos, para que resulte, afinal, na paz entre as nações.”
~ ‘Abdu’l-Bahá (Fé Bahá’í)

“Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus.”
~
Mateus 5: 9 (Novo Testamento)

“Que cada um dos bem-amados de Deus concentre a atenção nisto: ser a personificação da misericórdia do Senhor ao homem, ser a graça do Senhor. Que faça algum bem a toda pessoa com quem cruza no caminho e seja-lhe de algum benefício. Que aprimore o caráter de cada um e dê nova orientação às mentes dos homens. Desta maneira, a luz da guia divina irradiar-se-á e as bênçãos de Deus abrigarão toda a humanidade; pois o amor é luz, não importa em que morada habite, e o ódio é escuridão onde quer que faça seu ninho.”
~ ‘Abdu’l-Bahá (Fé Bahá’í)

“Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em Ti; porque ele confia em Ti. Confiai sempre no Senhor; porque o Senhor Deus é uma rocha eterna.”
~ Isaías 26: 3-4 (Velho Testamento)

“Justificados, pois, pela fé, tenhamos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo.”
~ Romanos 5: 1 (Novo Testamento)

“O bhikkhu [discípulo] que irradia a bondade amorosa, que está agradado com o ensinamento do Buda, atinge aquele estado de paz e de felicidade, a quiescência das coisas condicionadas.”
~ Dhammapada 25: 9 (Budismo)

“Mesmo o homem mais depravado, se Me adora com dedicação exclusiva, deve ser considerado um justo, porque anseia pela verdade. Um homem assim logo se torna virtuoso e se encaminha para a paz eterna.”
~ Bhagavad Gita IX: 30-31 (Hinduísmo)

“Ó Filho do Espírito! Nenhuma paz te é destinada, a não ser que renuncies a ti mesmo e te voltes para Mim; porque deves ufanar-te de Meu Nome e não do teu, em Mim pôr tua confiança, e não em ti próprio; pois desejo ser amado Eu só e acima de tudo o que existe.”
~ Bahá’u’lláh (Fé Bahá’í)

“Apega-te, pois, a Deus, e tem paz, e assim te sobrevirá o bem.”
~ Jó 22: 21 (Velho Testamento)

Nenhum comentário:

Postar um comentário