terça-feira, 2 de novembro de 2010

Que Justiça?

Caros amigos,

Existe a possibilidade de se vir o dia em que todos os membros do corpo da humanidade serão tratados de forma equitativa, tendo as mesmas oportunidades de desenvolvimento, e usufruindo dos mesmos direitos?

Mas será que isso é justiça?

Há algum um conceito universal de justiça, que se aplica a todo mundo? Ou será que isso varia de acordo com a época em que vivemos, cultura, necessidades e condições do momento, com nossos próprios princípios morais? E para quê, afinal, serve a justiça?

Vamos ver se os ensinamentos das grandes religiões podem nos ajudar a entender um pouco melhor este princípio, que se mostra tão belo quanto misterioso.


A luz dos homens é a Justiça. Não a apagueis com os ventos contrários da opressão e tirania. O desígnio da justiça é o aparecimento da Unidade entre os homens.”
~ Bahá’u’lláh

“A justiça exalta as nações; mas o pecado é o opróbrio dos povos.”
~ Provérbios 14: 34

“Estes são os versículos de Deus, que em verdade te recitamos. Deus jamais deseja a injustiça para a humanidade.”
~ Alcorão 3: 108

“Ó Filho do Espírito! A mais amada de todas as coisas, a Meu ver, é a Justiça; não te desvies dela, se é que Me desejas, nem a descures, para que Eu em ti possa confiar. Nela te apoiando, verás com teus próprios olhos e não com os alheios; saberás pela tua própria compreensão e não pela compreensão de teu semelhante. Pondera isto em teu coração: como te incumbe ser. Em verdade, a justiça é Minha dádiva a ti e o sinal de Minha misericórdia. Guarda-a, pois, ante os teus olhos.”
~ Bahá’u’lláh

“Aquele que anda em justiça, e fala com retidão; aquele que rejeita o ganho da opressão; que sacode as mãos para não receber peitas; o que tapa os ouvidos para não ouvir falar do derramamento de sangue, e fecha os olhos para não ver o mal; este habitará nas alturas; as fortalezas das rochas serão o seu alto refúgio; dar-se-lhe-á o seu pão; as suas águas serão certas.
~ Isaías 33: 15

“Aquele que, envolto em trevas, considera o mal como bem, o injusto como justo e vê todas as coisas numa nuvem de concepções falsas... é um juízo tamasico [negligente].”
~ Bhagavad Gita, Canto XVIII: 32

“Nem para si nem para outros o sábio comete qualquer mal; ele não deve desejar filho, riqueza, ou reino através de fazer o mal: através de meios injustos ele não deve buscar seu próprio sucesso. Então somente é aquela pessoa de fato virtuosa, sábia e correta.”
~Buda

“Ele não é chamado justo porque ele rapidamente arbitra casos. O homem sábio deve investigar tanto o certo quanto o errado.”
~Buda

“Enviamos os Nossos mensageiros com as evidências: e enviamos, com eles, o Livro e a balança, para que os humanos observem a justiça...”
~ Alcorão 57: 25

“Porque, assim como pela desobediência de um só homem muitos foram constituídos pecadores, assim também pela obediência de um muitos serão constituídos justos.”
~ Romanos 5: 19

“O que treina o mundo é a Justiça, pois é sustentada por dois pilares, recompensa e punição. Esses dois pilares são as fontes de vida para o mundo.”
~ Bahá’u’lláh

Nenhum comentário:

Postar um comentário