sábado, 20 de novembro de 2010

Serviço à humanidade?

Caros amigos!

Devemos nos empenhar para servir ao próximo, ou será que é cada um por sí neste mundo? Será que devemos focar em nosso progresso próprio, tanto material como espiritual, ou ajudar o nosso semelhante em sua jornada? Temos tempo para fazer os dois? 

Ou será que a nossa caminhada individual está relacionado à da humanidade? E o que, de fato, seria serviço à humanidade?

Será que os livros sagrados das grandes religiões nos ajudam a direcionar os nossos esforços?

Só há um jeito de saber!


“Existe alguma ação no mundo que seria mais nobre do que o serviço ao bem comum? Existe alguma maior bênção concebível para o homem do que ele tornar-se a causa da educação, do desenvolvimento, da prosperidade e da honra de seus semelhantes? Não, pelo Senhor Deus! A mais elevada retidão é a das almas abençoadas por segurar as mãos dos desamparados e libertá-los de sua ignorância e humilhação e pobreza, e com motivos puros, e somente por amor a Deus, levantar-se e devotar-se energicamente ao serviço às massas, esquecendo suas próprias vantagens mundanas e trabalhando apenas para servir ao bem geral.”
~ ‘Abdu’l-Bahá

“Tratai com benevolência vossos pais e parentes, os órfãos, os necessitados, o vizinho próximo, o vizinho estranho, o companheiro, o viajante e os vossos servos, porque Deus não estima arrogante e jactancioso algum.”
~ Alcorão 4: 36

“Que proveito há, meus irmãos, se alguém disser que tem fé e não tiver obras? Porventura essa fé pode salvá-lo? Se um irmão ou uma irmã estiverem nus e tiverem falta de mantimento cotidiano, e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito há nisso? Assim também a fé, se não tiver obras, é morta em si mesma. Mas dirá alguém: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me a tua fé sem as obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.”
~ Tiago 2: 14-18

“Daquele a quem muito é dado, muito se lhe requererá.”
~ Lucas 12: 48

“Ó Meu Servo! Os mais ignóbeis dos homens são os que nenhum fruto produzem na terra. Tais homens são, em verdade, contados entre os mortos; ou antes, os mortos são melhores aos olhos de Deus do que essas almas vadias e sem valor."
~ Bahá’u’lláh

“Mesmo aquele que faz o mal vê o bem enquanto o mal não amadurece; mas quando amadurece, então ele percebe os resultados maus. Mesmo uma pessoa boa vê o mal enquanto o bem não amadurece; mas quando amadurece então o bom constata os bons resultados.”
~ Buda (Dhammapada 9: 4-5)

“Ó Meus Servos! Sois as árvores de Meu jardim; deveis dar frutos belos e maravilhosos, para que vós e outros sejam por eles beneficiados. Assim compete a cada um ocupar-se em ofícios ou profissões, pois o segredo da riqueza está nisso, ó homens de compreensão! Resultados dependem de meios e a graça de Deus vos será toda-suficiente. Árvores infrutíferas sempre foram e serão destinadas ao fogo.”
~ Bahá’u’lláh

“E já está posto o machado à raiz das árvores; toda árvore, pois que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo.”
~ Mateus 3:10

Nenhum comentário:

Postar um comentário