segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Existe educação espiritual?


Meus amigos!

A educação que recebemos durante o nosso tempo no colégio, na faculdade, nas pós-graduações e doutorados é o suficiente para preencher as nossas necessidades mais profundas, as quais todos nós possuímos como seres humanos? O estudo de artes e ciências consegue, por sí, responder às nossas perguntas mais íntimas sobre quem somos, sobre o quê estamos fazendo aqui e para onde vamos quando tudo isso acabar? 

Ou será que existe algo como uma educação espiritual, que complementaria a educação material que adquirimos ao longo da nossa vida? O que isso envolveria? Para onde nos voltamos para recebê-la? Onde é essa escola e quem são seus professores?

Será que os livros das grandes religiões nos apontam para alguma direção no caminho da educação espiritual?

Vamos dar uma olhada!

“Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra.”
~ II Timóteo 3: 16-17

“O homem é o Talismã supremo. A falta da devida educação, porém, privou-o daquilo que ele inerentemente possui. Através de uma palavra procedente da boca de Deus, foi ele chamado à existência, sendo, por mais uma palavra guiado a reconhecer a Fonte de sua educação e, por ainda outra palavra, foram salvaguardados seu grau e destino. Diz o Grande Ser: Considerai o homem como uma mina rica em jóias de inestimável valor. A educação, tão somente, pode fazê-la revelar seus tesouros e habilitar a humanidade a tirar dela algum benefício.”
~ Bahá’u’lláh

“O conhecimento é como asas para a vida do homem; é como uma escada pela qual ele possa ascender. Incumbe a cada um adquiri-lo. O conhecimento deve ser adquirido, porém, de tais ciências que possam prestar benefícios aos povos da terra, e não daqueles que por meras palavras começam e assim também terminam... Na realidade, o conhecimento é um verdadeiro tesouro para o homem; é para ele uma fonte de glória, de graça, de júbilo e exaltação, de alegria e contentamento.”
~ Bahá’u’lláh

“Embora a aquisição das ciências e das artes seja a maior glória da humanidade, isso só será verdade caso o rio do homem venha a desaguar no poderoso mar, e retire, do antigo manancial de Deus, Sua inspiração. Quando isso acontece, então cada professor é como um oceano sem limites, e cada aluno é fonte pródiga de conhecimento. Portanto, se a busca do conhecimento conduzir à beleza d’Aquele que é o Objeto de todo o Conhecimento, quão excelente é tal meta; mas se assim não ocorrer, uma mera gota talvez possa excluir o homem da graça transbordante, pois com a erudição vêm a arrogância e o orgulho, e isso leva ao erro e à indiferença para com Deus.”
~ ‘Abdu’l-Bahá

“Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele.”
~ Provérbios 22: 6

“O [discipulo] que, enquanto ainda jovem, se dedicar aos Ensinamentos do Buda, ilumina este mundo como a lua livre de nuvens.”
~ Dhammapada 25: 23

“Ainda que fosses o maior dos pecadores, cruzarias a salvo o oceano dos pecados na barca do conhecimento espiritual.”
~ Bhagavad Gita IV: 36 (Hinduísmo)

“Deus agraciou os fiéis, ao fazer surgir um Mensageiro da sua estirpe, que lhes ditou os Seus versículos, redimiu-os, e lhes ensinou o Livro e a Prudência, embora antes estivessem em evidente erro.”
~ Alcorão 3: 164

“E todos os teus filhos serão ensinados do Senhor; e a paz de teus filhos será abundante.”
~ Isaías 54:13

2 comentários:

  1. Muito legal a postagem, Marcos! Coloca a gente para pensar em que tipo de educação queremos oferecer às nossas crianças... Seria legal compartilhar nos grupos do FB sobre educação espiritual de crianças e pré-jovens! Seguem os links: http://www.facebook.com/group.php?gid=163982256949446 (crianças)
    http://www.facebook.com/group.php?gid=163207050361215 (pré-jovens)
    Abraços! Mary..

    ResponderExcluir
  2. Oi Mary! Boa idéia, vou compartilhar!
    Grande bjos!
    Marcos

    ResponderExcluir