quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Caridade: É bom para quem faz ou recebe?



Caros, boa noite!

No fundo, será que a caridade é um jeito de sentirmos melhores com nós mesmos, servindo como algo que nos tranquiliza na hora de dormir à noite? Ou será que a caridade realmente ajuda quem a recebe? 

Se sentirmos bem quando fazermos caridade, por que será?

E o que, de fato, é a caridade? Podemos chama-la de assistencialista, meramente apaziguando de maneira temporária uma situação difícil? Ou será que a caridade tem a capacidade de empoderar quem a recebe, permitindo que a pessoa consiga se levantar para transformar sua vida?

Qual será a importância que as escrituras sagradas das grandes religiões dão para a caridade?

Vamos ver!

“A caridade apraz a Deus e é louvável a Seus olhos; é considerada um príncipe entre os belos atos. Considerai e recordai o que o Todo-Misericordioso revela no Alcorão: "Eles os preferem antes de si mesmos, embora a pobreza seja sua própria sorte. E os que forem preservados de sua própria cobiça, serão bem-aventurados." Vistas a esta luz, as abençoadas palavras acima mencionadas são, em verdade, o sol das palavras. Bem-aventurado quem prefere seu irmão antes de si próprio.” 
~ Bahá’u’lláh 

“Jamais alcançareis a virtude, até que façais caridade com aquilo que mais apreciardes. E sabei que, de toda caridade que fazeis, Deus bem o sabe.”
~ Alcorão (3: 92)

“Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai. Possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me acolhestes; estava nu, e me vestistes; adoeci, e me visitastes; estava na prisão e fostes ver-me. Então os justos lhe perguntarão: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber? Quando te vimos forasteiro, e te acolhemos? ou nu, e te vestimos? Quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos visitar-te? E responder-lhes-á o Rei: Em verdade vos digo que, sempre que o fizestes a um destes meus irmãos, mesmo dos mais pequeninos, a mim o fizestes. Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o Diabo e seus anjos; porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; era forasteiro, e não me acolhestes; estava nu, e não me vestistes; enfermo, e na prisão, e não me visitastes. Então também estes perguntarão: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou forasteiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos? Ao que lhes responderá: Em verdade vos digo que, sempre que o deixaste de fazer a um destes mais pequeninos, deixastes de o fazer a mim. E irão eles para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna.” 
~ Mateus (25: 34-46) 

“Toda a caridade que fizerdes será em vosso próprio benefício, e não pratiqueis boas ações senão com a aspiração de agradardes a Deus. Sabei que toda caridade que fizerdes vos será recompensada com vantagem, e não sereis injustiçados.”
~ Alcorão (2: 272)

“A essência da caridade consiste na menção, por parte do servo, das bênçãos conferidas por seu Senhor e em Lhe render graças em todos os tempos e sob todas as condições.” 
~ Bahá’u’lláh

4 comentários:

  1. Olá! Vc poderia postar o que as grandes religiões dizem sobre o amor?

    ResponderExcluir
  2. Fala pessoal - está postado! Estamos às ordens!
    Grande abs e bjos!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom!...lembrei de uma citação da Madre Tereza, no qual ela diz :

    Se você é gentil, as pessoas
    podem acusá-las de egoísta, interesseira.
    Seja gentil assim mesmo.
    Se você é uma vencedora, terá
    alguns falsos amigos e alguns
    inimigos verdadeiros.
    Vença assim mesmo.
    Se você é honesta e franca,
    As pessoas podem enganá-la.
    Seja honesta e franca assim mesmo.
    O que você levou anos para construir,
    Alguém pode destruir de uma hora para outra.
    Construa assim mesmo.
    Se você tem paz e é feliz,
    As pessoas podem sentir inveja.
    Seja feliz assim mesmo.
    Dê ao mundo o melhor de você, mas isso
    Pode nunca ser o bastante.
    Dê o melhor de você assim mesmo.
    Veja você que, no final das contas,
    é entre você e Deus.
    Nunca foi entre você e
    as outras pessoas. ( E é com ele que acertaremos a conta né?!)..
    Beijao!!!

    ResponderExcluir