terça-feira, 15 de novembro de 2011

Céu e Inferno?


Queridos amigos,

Existe um céu e inferno? O que seria isso na prática? Será que podemos dizer que se referem a lugares físicos, localizados em algum ponto na terra ou no universo, aos quais almas boas e más são consignadas - dependendo de seu comportamento durante sua estadia nesse mundo?

Ou será que podemos atingir o céu e inferno aqui mesmo, dependendo do nosso estado espiritual, mental e emocional? Quais são as implicações disso para nossa condição nesse mundo? Talvez a história do céu e inferno não passe de um capcioso instrumento para manipular e oprimir as massas, mantendo-as controladas sob o peso da chantagem moral e ignorância intelectual?

E como essa noção de céu e inferno está relacionada à religião? Será que esse conceito serve para nos transmitir importantes ensinamentos espirituais, se apenas conseguíssemos enxergar além do sentido literal das palavras?

O que será que as próprias religiões tem a dizer sobre o céu e o inferno?

Vamos ver!

“O desígnio de Deus ao criar o homem foi, e sempre será, capacitá-lo a conhecer seu Criador e atingir Sua Presença. Deste mais excelente propósito, deste objetivo supremo, todos os Livros celestiais e Escrituras ponderáveis, divinamente reveladas, dão inequívoco testemunho. Quem tiver reconhecido o Alvorecer da guia Divina e entrado em Sua santa corte terá se aproximado de Deus e atingido Sua Presença - uma Presença que é o verdadeiro Paraíso, e da qual as mais sublimes mansões do céu são apenas um símbolo... Quem tiver deixado de reconhecê-Lo, terá se condenado à miséria do afastamento - um afastamento que não é senão o nada absoluto e a essência do ínfimo fogo. Tal será seu destino, ainda que, aparentemente, ele ocupe os lugares mais elevados da terra e se tenha estabelecido no mais excelso trono.” 
~ Bahá’u’lláh (Fé Bahá’í)

“Aqueles cujas mentes estão bem aperfeiçoadas nos fatores da iluminação, que, sem apegos se alegram no abandono do apego (quer dizer, o Nibbana), eles, livres de corrupção, brilhantes, atingem o Nibbana aqui mesmo nesse mundo.”
~ Bhagavad Gita 6: 13 (Hinduismo)

“Não há paraíso mais admirável para qualquer alma do que se submeter à influência do Manifestante de Deus em Seu Dia, Lhe ouvir os versículos e neles acreditar, atingir Sua presença, a qual não é outra, senão a presença de Deus, navegar sobre o mar do reino celestial de Seu beneplácito e participar dos frutos escolhidos do paraíso de Sua Unicidade divina.”
~ O Báb (Fé Bábí)

“Dize: Este é o Paraíso sobre cuja folhagem o vinho da expressão imprimiu este testemunho: "Quem estava oculto dos homens revelou-se, cingido de soberania e poder!" Este é o Paraíso, o farfalhar de cujas folhas proclama: "Ó vós que habitais os céus e a terra! Apareceu o que jamais havia aparecido. Aquele que, desde a eternidade, ocultara Sua Face da vista da criação, veio agora." Do sussurrar da brisa que sopra entre seus ramos, surge a exclamação: "Aquele que é o Senhor soberano de todos, torna-se manifesto. O Reino é de Deus." Enquanto das águas que aí manam, se pode ouvir o murmúrio: "Todos os olhos se alegram, pois Aquele que por ninguém foi visto, Cujo segredo jamais se descobriu, levantou o véu da Glória e desvelou o semblante da Beleza.”
~ Bahá’u’lláh (Fé Bahá’í)

“Mas, como está escrito: As coisas que olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem penetraram o coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam. ” 
~ I Coríntios 2:9 (Novo Testamento)

“Àqueles que desmentirem os Nossos versículos e se ensoberbecerem, jamais lhes serão abertas as portas do céu, nem entrarão no Paraíso, até que um camelo passe pelo buraco de uma agulha.”
~ Alcorão 7: 4 (Islã)

“Nenhuma coisa criada haverá de atingir seu paraíso, a menos que apareça no mais alto grau de perfeição que lhe foi prescrito. Por exemplo, este cristal representa o paraíso da pedra da qual se compõe sua substância... Enquanto era pedra, não tinha valor, mas se atingir a excelência do rubi – potencialidade essa, nela latente – quanto não valerá por quilate? Considerai, do mesmo modo, cada coisa criada. A mais alta posição do homem, entretanto, é atingida através da fé em Deus em cada Era e pela aceitação daquilo que foi por Ele revelado...”
~ O Báb (Fé Bábí) 

“E ouvi uma grande voz, vinda do trono, que dizia: Eis que o tabernáculo de Deus está com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e Deus mesmo estará com eles. Ele enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem lamento, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas. ”
~ Apocalipse 21 3-4 (Novo Testamento) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário