quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Discussões e diálogo em um mundo cada vez mais diverso?


Queridos amigos,

Como podemos interagir uns com uns outros de maneira saudável e produtiva, em mundo que se configura cada vez mais diverso, onde cada individuo e povo parte de seu próprio ponto de vista, carregando consigo uma bagagem única de costumes, tradições, educação, cultura, idéias e atitudes? Como então podemos sustentar um dialogo construtivo perante toda essa variedade?

Será que estamos fadados a perecer num oceano de confusão e conflito face ao inexorável fato de que nunca iremos anular nossas diferenças e uniformizar nossos modos de pensamento e ação? Ou será que tal padronização nunca surtiria o efeito de harmonia tão visado por aqueles que trabalham para a unidade do mundo e seus habitantes?

Qual seria a maneira então de cultivarmos o que cada pessoa tem de melhor e trazer isso à tona em momentos de diálogo e consulta? Como podemos trabalhar melhor com pessoas das mais variadas origens culturais, sociais e intelectuais, não a despeito de nossas diferenças, mas em função delas?

Será que os ensinamentos encontrados nas diversas religiões do mundo já previam esse tipo de situação? E como que eles nos orientam a proceder diante desse maravilhoso desafio?

Vamos ver!

"A consulta confere maior compreensão e transforma a dúvida em certeza. Ela é uma luz brilhante que, em um mundo escuro, indica o caminho e guia. Para tudo existe e continuará a existir um estagio de perfeição e maturidade. A maturidade da dádiva da compreensão é manifestada através da consulta."
~ Bahá’u’lláh (Fé Bahá’í)

"Os requisitos primordiais para aqueles que se reúnem para consultarem são: pureza de motivo, espírito radiante, desprendimento de tudo a não ser de Deus, atração as suas Divinas Fragrâncias; humildade e submissão entre Seus amados, paciência e resignação em dificuldades, e servitude ao Seu excelso Limiar… Seus membros devem consultar em conjunto de tal modo a não dar ocasião para ressentimento ou discórdia. Isto pode ser atingido quando cada membro expressa com liberdade absoluta a sua própria opinião e expõe seu argumento. Se alguém se opuser, de modo algum deverá ele se ofender, pois só pela ampla discussão dos assuntos poderá ser revelado o caminho certo. A brilhante fagulha da verdade só aparece após o impacto de opiniões divergentes.”
~ ‘Abdu’l-Bahá (Fé Bahá’í)

“Onde não há conselho, frustram-se os projetos; mas com a multidão de conselheiros se estabelecem.”
~ Provérbios 15: 22 (Antigo Testamento)

"Se eles concordam sobre determinado assunto, mesmo que esteja errado, isto é melhor do que discordar e estar certo, pois, essa divergência produzirá a demolição dos alicerces divinos. Ainda que um dos lados esteja com a razão, se eles discordarem, isto será a causa de mil erros, mas se eles concordam e ambos os lados estão errados, como há unidade, a verdade será revelada e o errado se fará certo."
~ ‘Abdu’l-Bahá (Fé Bahá’í)

“Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.”
~ Provérbios 3: 5-6 (Antigo Testamento)

"O homem deve consultar sobre todos os assuntos, sejam de maior ou menor importância, para que possa se tornar ciente daquilo que é bom. A consulta dá-lhe compreensão sobre as coisas e lhe permite investigar assuntos desconhecidos. A luz da verdade brilha das faces daqueles que se empenham em consultar. Tal consulta faz com que as águas vivas fluam nos prados da realidade do homem, que os raios da glória antiga brilhem sobre ele, e que a arvore do seu ser seja adornada com frutos maravilhosos. Os membros que estão consultando, entretanto, deveriam se comportar com o maior amor, harmonia e sinceridade uns para com os outros. O principio da consulta é um dos elementos mais fundamentais do edifício divino. Mesmo em seus afazeres habituais os membros individuais da sociedade deveriam consultar."
~ ‘Abdu’l-Bahá (Fé Bahá’í)

“Que atendem ao seu Senhor, observam a oração, resolvem os seus assuntos em consulta e fazem caridade daquilo com que os agraciamos.”
~ Alcorão 42: 38 (Islã)

“Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas.”
~ Filipenses 2: 14 (Novo Testamento)

“A vossa palavra seja sempre com graça, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um.”
~ Colossenses 4: 6 (Novo Testamento)

“Sabei isto, meus amados irmãos: Todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar e tardio para se irar.”
~ Tiago 1: 19 (Novo Testamento)

“O céu da sabedoria divina é iluminado com as duas luminárias da consulta e compaixão. Deliberai em conjunto sobre todos os assuntos, pois, a consulta é a lâmpada da guia que indica o caminho e confere compreensão."
~ Bahá’u’lláh (Fé Bahá’í)

Nenhum comentário:

Postar um comentário