sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Temor a Deus?


Queridos amigos,

Será que existe um grande paradoxo quando pensamos na questão de temor a Deus?

Por que devemos ter medo um Deus que todas a religiões alegam ser todo benévolo e amoroso? E por que será que essas mesmas religiões enfatizam a necessidade de introduzirmos o temor a Deus em nossas vidas?

O que está por trás disso? Será que o temor a Deus nada mais é do que um mecanismo colocado em andamento pelas grandes religiões para efeitos de manipulação e controle de seus seguidores? Ou será que existe uma verdade espiritual cujos benefícios podemos usufruir a partir deste conceito?

Como que o amor e o temor a Deus podem ser conciliados? Podemos temer alguém que amamos?

Será que podemos encontrar nos escritos das grandes religiões uma explicação para tudo isso?

Vamos ver!

“O temor do Senhor é o princípio sabedoria; e o conhecimento do Santo é o entendimento.”
~ Provérbios 9: 10 (Antigo Testamento)

“Seja a Deus que temais, ó povo, e sede dos que trilham a senda da retidão.”
~ Bahá’u’lláh (Fé Bahá’í)

“O temor a Deus sempre foi o fator básico na educação de Suas criaturas. Bem-aventurados aqueles que o alcançaram! ... Verdadeiramente, digo: O temor a Deus tem sido sempre uma defesa certa e uma segura cidadela para todos os povos do mundo. É a causa principal da proteção da humanidade e o instrumento supremo para sua preservação.”
~ Bahá’u’lláh (Fé Bahá’í)

“Na formulação dos princípios e leis, uma parte foi dedicada às punições, as quais constituem um instrumento efetivo para a segurança e a proteção dos homens. O temor das punições, porém, faz o homem desistir apenas exteriormente de cometer atos desprezíveis e vis, enquanto o que guarda e restringe tanto interior quanto exteriormente tem sido e ainda é o temor de Deus. É o verdadeiro protetor do homem e seu guardião espiritual. Cumpre-lhe aderir tenazmente àquilo que leve ao aparecimento dessa suprema graça.”
~ Bahá’u’lláh (Fé Bahá’í)

“Quem a Deus tiver conhecido, a ninguém, senão a Ele, haverá de conhecer; quem a Deus teme, a nenhum outro, a não ser a Ele, temerá, ainda que os poderes de toda a terra se levantem e contra ele se ponham.”
~ Bahá’u’lláh (Fé Bahá’í)

“Temei a Deus e Ele vos instruirá…”
~ Alcorão 1: 282 (Islã)

“Quem dera que eles tivessem tal coração que me temessem, e guardassem em todo o tempo todos os meus mandamentos, para que bem lhes fosse a eles, e a seus filhos para sempre!”
~ Deuteronômio 5: 29 (Antigo Testamento)

“Melhor é o pouco com o temor do Senhor, do que um grande tesouro, e com ele a inquietação.”
~ Provérbios 15: 16 (Antigo Testamento)

“No temor do Senhor há firme confiança; e os seus filhos terão um lugar de refúgio. O temor do Senhor é uma fonte de vida, para o homem se desviar dos laços da morte.”
~ Provérbios 14: 26-27 (Antigo Testamento)

“Eu vos dou meu conselho, que é o seguinte: treinai estas crianças com as exortações divinas. Desde sua infância instilai em seus corações o amor de Deus, de modo que possam manifestar o temor a Deus em suas vidas e ter confiança nas dádivas de Deus. Ensinai-as a se livrar das imperfeições humanas e adquirir as perfeições divinas latentes no coração do homem. A vida do homem é útil se ele adquire as perfeições humanas.”
~ ‘Abdu’l-Bahá (Fé Bahá’í)

“Com a alma repleta de temor e compaixão, eu te suplico, Senhor, faze-me saber qual o caminho certo. Eu, teu discípulo, me refugio a Ti para saber o que devo fazer e deixar de fazer.”
~ Bhagavad Gita II: 7 (Hinduísmo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário