quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

A Oração: Funciona?

Caros amigos,

Como podemos entender as maravilhosas energias que são libertadas e difundidas quando nos voltamos Àquele misterioso Ser em oração? O que será que ocorre com nós quando oramos?

Será que as emoções que sentimos, e os pensamentos aos quais somos levados, quando nos volvemos em oração, não passam de pura fantasia, gerada por uma psique fraca e carente? Ou será que a sublimidade de realizar esse ato possui uma base espiritual concreta, a qual nos possibilita conectarmos com algo maior e mais absoluto que nós mesmos?

E quais são os benefícios da oração? Como será que isso nos ajuda em nossa evolução e crescimento neste mundo, repleto de alternativas e passa-tempos? Existe, de fato, algum método mais correto de orar?

O que será que as escrituras sagradas das grandes religiões dizem a respeito das orações?

Vamos ver!

“Nada há mais doce no mundo da existência do que a oração. O homem deve viver em estado de oração. A condição mais bendita é a condição de oração e de súplica. A oração significa conversar com Deus. A maior realização ou o estado mais doce não é outro senão a conversação com Deus. Esta cria espiritualidade, cria atenção e sentimentos celestiais, produz novas atrações do Reino e gera as susceptibilidades de uma inteligência superior.” 
~ ‘Abdu’l-Bahá (Fé Bahá'í)

“Entoa, ó Meu servo, os versículos de Deus por ti recebidos, assim como os entoam os que d’Ele se aproximaram, a fim de que a doçura de tua melodia possa acender tua própria alma e atrair os corações de todos os homens. Se alguém, recluso em seu aposento, recitar os versículos revelados por Deus, os anjos do Todo-Poderoso, dispersando-se, difundirão por toda parte a fragrância das palavras emanadas de seus lábios, o que fará vibrar o coração de todo homem justo. Embora esse efeito lhe permaneça, a princípio, despercebido, cedo ou tarde, no entanto, a virtude da graça a ele concedida, deverá exercer influência sobre sua alma.” 
~ Bahá’u’lláh (Fé Bahá'í)

“E qual de entre vós é o homem que, pedindo-lhe pão o seu filho, lhe dará uma pedra? E, pedindo-lhe peixe, lhe dará uma serpente? Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem?” 
~ Mateus 7: 9-11 (Novo Testamento)

“Tanto o fogo como o paraíso se curvam e prostram diante de Deus. O que é digno de Sua Essência é adorá-Lo por amor a Ele, sem medo do fogo, nem esperança do paraíso. Quando é oferecida a adoração verdadeira, quem adora é salvo do fogo e entra no paraíso do beneplácito de Deus, mas não deve ser este, entretanto, o motivo de seu ato. O favor e a graça de Deus, porém, manam sempre de acordo com as exigências de Sua inescrutável sabedoria. A oração mais aceitável é aquela oferecida com a máxima espiritualidade e ardor; prolongá-la não tem sido, nem é estimado por Deus. Quanto mais desprendida e pura a oração, mais aceitável é na presença de Deus.” 
~ O Báb (Babismo)

“Se uma pessoa sente amor por outra, terá vontade de lhe dizer. Embora saiba que o amigo percebe que ele o ama, ele ainda terá vontade de lhe dizer... Deus conhece os desejos de todos os corações. Mas o impulso à oração é natural, provindo do amor do homem a Deus... Não é preciso que a prece seja em palavras, mas antes, em pensamento e atitude. Mas, se esse amor e desejo estão faltando, é inútil tentar forçá-los. Palavras sem amor nada significam. Se alguém conversar convosco como um desagradável dever, sem amor ou prazer, desejareis conversar com ele?”
~ ‘Abdu’l-Bahá (Fé Bahá'í)

“Se eu tivesse guardado iniqüidade no meu coração, o Senhor não me teria ouvido; mas, na verdade, Deus me ouviu; tem atendido à voz da minha oração.”
~ Salmos 66: 18-19 (Velho Testamento)

“Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura, e ser-lhe-á dada. Peça-a, porém, com fé, não duvidando; pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, que é sublevada e agitada pelo vento.”
~ Tiago 1: 5-8 (Novo Testamento)

“Aquele que é dito imanifesto é imperecível, é a meta suprema; quem chega a alcançá-la, jamais retorna... Por uma devoção exclusiva a Ele… pode-se chegar a este espírito supremo, que contém todos os seres e que preenche todo o Universo.”
~ Bhagavad Gita VIII: 21-22 (Hinduísmo)

“Amparai-vos na perseverança e na oração. Sabei que ela (a oração) é carga pesada, salvo para os humildes, que sabem que encontrarão o seu Senhor e a Ele retornarão.”
~ Alcorão 2: 45-46 (Islã)

“A verdadeira comemoração consiste em se mencionar o Senhor, o Alvo de todo louvor, e se esquecer de tudo além d’Ele.”
~ Bahá’u’lláh (Fé Bahá'í)

2 comentários:

  1. Caramba! já tem atualização de 2011!..adorei o tema...Mas assumo que é sempre um desafio viver em estado de oração.

    Obrigada, Marcos =)
    sah

    ResponderExcluir
  2. Fala Sah!
    Talvez o post seguinte possa nos ajudar a atingir esse estado de oração!
    Grande bjo,
    Marcos

    ResponderExcluir