domingo, 23 de janeiro de 2011

O que é felicidade?


Queridos amigos,


Dizem que esta vida se resume, em última análise, na incessante busca pela felicidade. E que tudo o que fazemos, quer consciente ou subconscientemente, é motivado para nos proporcionar um grau cada vez maior deste sentimento. Mas será que estamos conseguindo encontrar a felicidade? Onde devemos procura-la?

Existe algo como a verdadeira felicidade? Quais seriam suas características? Será que podemos usufruir de um sentimento duradouro de felicidade e contentamento, o qual não se esvaece com as vicissitudes de um mundo fugaz e superficial? Ou será que estamos fadados a depender de objetos e emoções momentâneas para sermos felizes?

Será que a felicidade possui uma base espiritual? Ou talvez esse sentimento seja guiado por nada mais do que fatores psíquicos e biológicos, o que nos impele a buscarmos a nossa própria sobrevivência em um mundo em constante evolução?

Será que os ensinamentos espirituais das grandes religiões podem nos esclarecer sobre este assunto, e ainda apontar um caminho para a verdadeira felicidade?

Só há um jeito de descobrir!

“Neste mundo somos influenciados por dois sentimentos: Felicidade e Tristeza. A felicidade nos dá asas! Nos tempos de felicidade nossa energia é mais vital, nosso intelecto mais lúcido e nossa compreensão menos obscurecida. Parecemos mais capazes de enfrentar o mundo e de encontrar nossa esfera de utilidade. Mas, quando a tristeza nos visita, ficamos fracos, nossa força nos abandona, nossa compreensão é vaga e nossa inteligência embaraçada. As realidades da vida parecem burlar nossa percepção, os olhos dos nossos espíritos deixam de descobrir os mistérios sagrados e nos tornamos mesmo como seres mortos. Nenhum ser humano é insensível a essas duas influências; mas toda a aflição e toda a tristeza existentes provêm do mundo da matéria - o mundo espiritual concede sempre a felicidade.”
~ ‘Abdu’l-Bahá (Fé Bahá'í)

“O sábio se alegra em dar e com isso se torna feliz para sempre.”
~ Buddha (Dhammapada, 13:11)

“E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.”
~ Romanos 8:38 (Novo Testamento)

“São aqueles que seguem o Mensageiro, o Profeta iletrado, o qual encontram mencionado em sua Tora e no Evangelho, o qual lhes recomenda o bem e que proíbe o ilícito, prescreve-lhes todo o bem e veda-lhes o imundo, alivia-os dos seus fardos e livra-os dos grilhões que o deprimem. Aqueles que nele creram, honraram-no, defenderam-no e seguiram a Luz que com ele foi enviada, são os bem-aventurados.”
~ Alcorão 7: 157 (Islã)

“Ora, enquanto ele [Jesus] dizia estas coisas, certa mulher dentre a multidão levantou a voz e lhe disse: Bem-aventurado o ventre que te trouxe e os peitos em que te amamentaste. Mas ele respondeu: Antes bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus, e a observam.”
~ Lucas 11: 27-28 (Novo Testamento)

“As leis de Deus foram enviadas do céu de Sua mais augusta Revelação. Todos devem observá-las com diligência. A suprema distinção do homem, seu verdadeiro progresso, sua vitória final, delas sempre têm dependido e continuarão a depender. Quem guardar os mandamentos de Deus, atingirá a sempiterna felicidade.”
~ Bahá’u’lláh (Fé Bahá'í)

“Ó Filho do Homem! Não te entristeças salvo por te encontrares longe de Nós; nem exultes, a menos que te estejas aproximando, de regresso a Nós.”
~ Bahá’u’lláh (Fé Bahá'í)

“Ó amados de Deus! Sabei, verdadeiramente, que a felicidade do gênero humano reside na sua união e harmonia, e o desenvolvimento espiritual e o material estão condicionados ao amor e à amizade entre todos os homens.”
~ ‘Abdu’l-Bahá (Fé Bahá'í)

Nenhum comentário:

Postar um comentário