sábado, 11 de dezembro de 2010

O que é Fé?

Meus amigos,

A fé é um conceito inescapável quando falamos de espiritualidade e religião. Mas o que é fé, e de onde ela vem? O que faz nós termos fé em alguma coisa?

Será que o sentimento de fé nasce de uma mera ilusão que criamos para chegarmos a uma explicação acerca de algo que não entendemos? Ou será que a fé é nos concedida para servir um propósito maior em nossas vidas?

O que acham de nos voltarmos para os textos sagrados das grandes religiões para uma resposta?


“Fé significa, primeiro, conhecimento consciente e, segundo, a prática de bons atos.”
~ ‘Abdu’l-Bahá 

“Que proveito há, meus irmãos, se alguém disser que tem fé e não tiver obras? Porventura essa fé pode salvá-lo? Se um irmão ou uma irmã estiverem nus e tiverem falta de mantimento cotidiano, e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito há nisso? Assim também a fé, se não tiver obras, é morta em si mesma. Mas dirá alguém: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me a tua fé sem as obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.”
~ Tiago 2: 14-18 (Novo Testamento) 

“A essência da fé está na escassez de palavras e na abundância de ações; se as palavras de um homem excedem as ações, saibam, verdadeiramente, que sua morte é melhor que sua vida.” 
~ Bahá’u’lláh 

“Quanto aos crentes que praticarem o bem, o Clemente lhes concederá afeto perene.” 
~ Alcorão 19: 96 (Islã)

“Confia no Eterno e faz o bem; assim habitarás na terra e te nutrirás com a fé. Deleitar-te-ás com o Eterno e Ele atenderá os desejos de teu coração. Orienta teu caminhos para o Eterno, confia Nele e Ele agirá.” 
~ Salmos 37: 3-5 (Velho Testamento)

“A mais alta posição do homem... é atingida através da fé em Deus em cada Era e pela aceitação daquilo que foi por Ele revelado.” 
~ O Báb 

“Disse-lhes [Jesus]… Pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele há de passar; e nada vos será impossível.” 
~ Mateus 17:20 (Novo Testamento)

“Tal como tereis fé, assim sereis poderosos e abençoados. Este é o equilíbrio; este é o equilíbrio; este é o equilíbrio”. 
~ ‘Abdu’l-Bahá 

“O homem cheio de fé obtém o conhecimento... Atingindo o conhecimento, logo alcançará a paz suprema. Pelo contrário o homem ignorante, sem fé, em cuja alma fermenta a dúvida, caminha para a perdição; pois aquele que está dominado pela dúvida não goza deste mundo nem do outro, nem da bem-aventurança.” 
~ Hiduísmo (Bhagavad Gita, IV: 39-40) 

“A origem de todo o bem é a confiança em Deus, a submissão a Seus preceitos e o contentamento com Sua Santa vontade e Seu beneplácito.” 
~ Bahá’u’lláh 

“Não dependais de vosso poder, nem de vossos exércitos e tesouros. Ponde toda a vossa confiança e Deus, que vos criou, e buscai Sua assistência em tudo. Somente d’Ele vem o socorro. Ele ajuda a quem Lhe aprouver, com as hostes dos céus e da terra.” 
~ Bahá’u’lláh 

“O primeiro sinal da fé é o amor.” 
~ ‘Abdu’l-Bahá 

“Assim como o conceito da fé existe desde o princípio que não tem princípio e perdurará até o fim que não tem fim, do mesmo modo o verdadeiro crente haverá de viver e perdurar eternamente. Seu espírito para todo o sempre circulará em volta da Vontade de Deus. Ele durará tanto tempo quanto Deus Mesmo durar.” 
~ Bahá’u’lláh 

Um comentário: