sábado, 23 de outubro de 2010

O que é o homem?

Meus amigos,

O que é o homem? Qual é sua condição? Somos de natureza puramente animal, ou será que temos algo de espiritual?

O que será que os livros das grandes religiões falam acerca do ser humano? 

Vamos descobrir!


"Considerai o homem como uma mina rica em jóias de inestimável valor. A educação tão somente pode faze-la revelar os seus tesouros e habilitar a humanidade a tirar dela algum benefício." 
~ Bahá’u’lláh 

“Disse também Deus: Façamos o homem à nossa imagem e semelhança… E criou Deus o homem à sua imagem: fê-lo à imagem de Deus, e criou-os macho e fêmea.” 
~ Gênesis 1: 26-27 

“Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.“ 
~ II Coríntios 3: 18 

“Havendo criado o mundo e tudo o que aí vive e se move, Ele, pela operação direta de Sua Vontade absoluta e soberana, se dignou conferir ao homem a distinção e a capacidade incomparáveis de conhecê-Lo e amá-Lo... A luz de um de Seus nomes, Ele irradiou sobre a mais íntima realidade de cada uma das coisas criadas, fazendo dessa realidade um receptáculo da glória de um de Seus atributos. Sobre a realidade do homem, entretanto, focalizou Ele o fulgor de todos os Seus nomes e atributos e fez dele um espelho de Seu próprio Ser. O homem, unicamente, dentre todas as coisas criadas, foi distinguido por tão grande favor, por uma graça tão duradora.” 
~ Bahá’u’lláh 

“Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus. Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes com temor, mas recebestes o espírito de adoção, pelo qual clamamos: Aba, Pai! O Espírito mesmo testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.” 
~ Romanos 8: 14-16 

“O desígnio de Deus ao criar o homem foi, e sempre será, capacitá-lo a conhecer seu Criador e atingir Sua Presença. Deste mais excelente propósito, deste objetivo supremo, todos os Livros celestiais e Escrituras ponderáveis, divinamente reveladas, dão inequívoco testemunho. Quem tiver reconhecido o Alvorecer da guia Divina e entrado em Sua santa corte ter-se-á aproximado de Deus e atingido Sua Presença – uma Presença que é o verdadeiro Paraíso... "
~ Bahá’u’lláh 

“Aqueles cujas mentes estão bem aperfeiçoadas nos Fatores da Iluminação, que, sem apegos se alegram “no abandono do apego” (quer dizer, o Nibbana), eles, livres de corrupção, brilhantes, atingiram o Nibbana aqui mesmo nesse mundo.” 
~ Buda 

“Recorda-te de quando o teu Senhor disse aos anjos: Criarei um ser humano de argila, de barro modelável. E ao tê-lo terminado e alentado com o Meu Espírito, prostrai-vos ante ele. Todos os anjos se prostraram unanimemente, menos Lúcifer, que se negou a ser um dos prostrados. Então, (Deus) disse: Ó Lúcifer, que foi que te impediu de seres um dos prostrados? Respondeu: É inadmissível que me prostre ante um ser que criaste de argila, de barro modelável. Disse-lhe Deus: Vai-te daqui (do Paraíso), porque és maldito!” 
~ Alcorão, Surata 15: 28-34 (Islã) 

“Fácil é atingir a suprema perfeição quando o homem anda na minha presença, constantemente consciente de Mim, em todos os caminhos de sua vida e alheio a outros deuses. Essas grandes almas, conscientes da sua união comigo, não tornarão a nascer para esta vida perecível de sofrimentos, mas vêm a mim, a eterna Beatitude.” 
~ Bhagavad Gita, Canto VIII: 14-15 (Hinduísmo)

Um comentário:

  1. This is such a brilliant idea! What an enlightening blog, from an enlightening being...

    I love to see the similarities between all the Prophets and Messengers of God - One God, One Faith ♥

    I look forward to your next post dear one!

    ResponderExcluir