terça-feira, 26 de outubro de 2010

A existência da alma?

Caros,

Esta pergunta pode mudar completamente o rumo da nossa vida. Pois, se de fato existe a alma, o que isso significa? Como levamos o nosso dia-a-dia, uma vez tirada a conclusão a respeito da existência da alma? 

Mas será que a alma existe? Como podemos saber de verdade? Qual é sua natureza, sua relação com o corpo, sua relação com o mundo? 

Será que as escrituras das grandes religiões podem nos iluminar a respeito desta pergunta milenar?


“Perecíveis são os corpos, esses templos do espírito - eterna, indestrutível, infinita é a alma que neles habita.” 
~ Bhagavad Gita (Canto II: 18)

“O homem - o verdadeiro homem - é alma, não corpo; embora fisicamente o homem pertença ao reino animal, sua alma coloca-o acima do resto da criação. Vede como a luz do sol ilumina o mundo da matéria; do mesmo modo a Luz Divina esparge seus raios no reino da alma. A alma é que faz da criatura humana uma entidade celestial!” 
~ ‘Abdu’l-Bahá

“E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente.” 
~ Gênesis 2: 7

“Sabe tu, em verdade, que a alma é um sinal de Deus, uma jóia celestial cuja realidade os mais eruditos dos homens não conseguiram apreender e cujo mistério mente alguma, por aguçada que seja, pode esperar jamais desvendar. Entre todas as coisas criadas, é a primeira a declarar a excelência de seu Criador, a primeira a Lhe reconhecer a gloria, a aderir à Sua verdade e a primeira a curvar-se em adoração diante dEle. Se for fiel a Deus, refletirá a Sua Luz e a Ele, afinal, regressará. Se, porem, falhar em lealdade ao seu Criador, tornar-se-á vitima do eu e da paixão, em cujas profundidades, finalmente, mergulhará.” 
~ Bahá’u’lláh

“Quem tiver conhecido a si próprio, terá conhecido a Deus.” 
~ Tradição Islâmica

“A alma racional, ou seja o espírito humano, não desce para o corpo, nem entra nele, pois descida e entrada são características dos corpos, e a alma racional está isenta disso. Visto que o espírito jamais entrou neste corpo, não carecerá de morada, ao abandoná-lo. A relação entre o espírito e o corpo é semelhante à relação desta luz com este espelho. Quando o espelho está limpo, perfeito, a luz da lâmpada torna-se visível nele, mas quando se encobre de poeira, ou se quebra, a luz desaparece... A personalidade da alma racional existe desde seu começo, não sendo devida à mediação do corpo. O estado e a personalidade da alma racional, entretanto, podem fortalecer-se neste mundo. A alma poderá progredir, atingindo vários graus de perfeição, como também poderá estacionar no mais fundo abismo da ignorância, privada dos sinais de Deus.” 
~ ‘Abdu’l-Bahá






4 comentários:

  1. otimos textos!!!! li um deles hj durante a minha leitura do dia hehehehehe
    coincidencia boa!!!! vamos divulgar o blog... o que eh bom tem q ser compartilhado!!!
    bjoksss

    ResponderExcluir
  2. Fala Mônica!! Haha bom saber - é um ótimo tema para ler de manhã! Me mande opiniões e sugestões do que vcs acham sobre o blog - vamos construir isso juntos!
    Grande bjo,
    Marcos

    ResponderExcluir
  3. Só consegui checar seu Blog hoje! Muito legal o tema! Eu lembro quando a gente conversou sobre a existência da alma e da consciência há mais de 2 anos! Parabéns pela iniciativa! Espero que poste com frequência! Bjs, Sushan

    ResponderExcluir
  4. Fala sushan! muito obrigado! isso é para todos nós! e depois de 2 anos, qual é sua conclusão hehe?

    ResponderExcluir