quarta-feira, 25 de maio de 2011

Leis de Deus?


Queridos amigos,

O que queremos dizer quando falamos das leis e mandamentos de Deus? O que são essas leis, e qual é sua origem? Quem as escreveu naqueles famosos livros sagrados em que se baseiam as grandes religiões do mundo? Quem depois as interpretou?

Por qual motivo existem essas leis? Será que no fundo fazem parte de um sistema de controle altamente complexo e bem-concebido, colocado em andamento pelos detentores de poder na época, e cujo principal propósito é apaziguar e restringir o comportamento de seus povos oprimidos?

Será que essas leis servem um propósito espiritual? Como que isso funcionaria? Será que as diretrizes sociais e ensinamentos espirituais que se encontram na raiz de toda religião podem auxiliar o desenvolvimento do ser humano, em seu caminho espiritual neste mundo?

O que acontece com essas leis à medida que a humanidade evolui intelectual, social, e tecnologicamente? Será que elas devem ser atualizadas de modo a continuar a oferecer uma guia sob a qual as pessoas podem trilhar na sua busca pela verdade?

O que será que as próprias religiões do mundo falam sobre suas leis?

Vamos ver!

“A ninguém devais coisa alguma, senão o amor recíproco; pois quem ama ao próximo tem cumprido a lei. Com efeito: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. O amor não faz mal ao próximo. De modo que o amor é o cumprimento da lei.”
~ Romanos 13: 8-10 (Novo Testamento)

“A lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos simples. Os preceitos do Senhor são retos, e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro, e alumia os olhos.”
~ Salmos 19: 7-8 (Velho Testamento)

“Aqueles que Deus dotou de percepção, reconhecerão prontamente que os preceitos por Ele estabelecidos constituem os mais altos meios para a manutenção da ordem no mundo e para a segurança de seus povos.”
~ Bahá’u’lláh (Fé Bahá’í)

“Assim também escolhemos, dentre vós, um Mensageiro de vossa raça para vos recitar Nossos versículos, purificar-vos, ensinar-vos o Livro e a sabedoria, bem como tudo quanto ignorais.”
~ Alcorão 2: 151 (Islã)

“Respondeu-lhe Jesus: Se alguém Me amar, guardará a Minha palavra; e Meu Pai o amará, e viremos a Ele, e faremos Nele morada. Quem não Me ama, não guarda as Minhas palavras; ora, a palavra que estais ouvindo não é Minha, mas do Pai que Me enviou.”
~ João 14: 23-24 (Novo Testamento)

“O primeiro dever prescrito por Deus para Seus servos é o reconhecimento d'Aquele que é o Alvorecer de Sua Revelação e a Origem de Suas leis, que representa a Deidade, tanto no Reino de Sua Causa, como no mundo da criação... Cumpre a cada um que alcança este mais sublime grau, este ápice de transcendente glória, observar todas as leis d'Aquele que é o Desejo do mundo. Estes deveres gêmeos são inseparáveis. Um não é aceitável sem o outro. Assim foi decretado por Aquele que é a Fonte da inspiração Divina.”
~ Bahá’u’lláh (Fé Bahá’í)

“Mas escuta ainda Minhas palavras supremas que contém o maior dos mistérios. És Meu amado e tens firmeza de ânimo, por isso quero revelar-te o que resulta em teu bem.”
~ Bhagavad Gita XVIII: 64 (Hinduísmo)

“As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, mas as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que observemos todas as palavras desta lei.”
~ Deuterônimo 29: 29 (Velho Testamento)

“A causa suprema da criação do mundo e de tudo o que nele está, é para o homem conhecer a Deus. Neste Dia, quem quer que seja guiado pela fragrância das vestes de Sua misericórdia, de modo a ganhar acesso à Morada pristina - a qual é o estado em que reconhece a Fonte dos mandamentos divinos e o Alvorecer de Sua Revelação - terá atingido eternamente a todo o bem.“
~ Bahá’u’lláh (Fé Bahá’í)

“Se guardardes os Meus mandamentos, permanecereis no Meu amor, do mesmo modo que Eu tenho guardado os mandamentos de Meu Pai e permaneço no Seu amor."
~ João 15: 10 (Novo Testamento)

“Dizei: A doce fragrância de Meu manto pode ser inalada de Minhas leis, com o apoio das quais os estandartes da vitória serão implantados sobre os mais altos picos. Do céu de Minha glória onipotente, a Língua de Meu poder dirigiu à Minha criação, estas palavras: "Observai Meus Mandamentos, por amor à Minha beleza." Feliz é o apaixonado que inalou destas palavras a fragrância divina de seu Mais-Amado - dessas palavras imbuídas do perfume de uma graça que nenhuma língua pode descrever. Por Minha vida! Quem tiver sorvido o vinho seleto da eqüidade, oferecido pelas mãos de Meu generoso favor, circulará em volta de Meus mandamentos, os quais brilham acima do Alvorecer de Minha criação.”
~ Bahá’u’lláh (Fé Bahá’í)

“O bhikkhu [discípulo] que irradia a bondade amorosa, que está agradado com o ensinamento do Buda, atinge aquele estado de paz e de felicidade, a quiescência das coisas condicionadas.”
~ Dhammapada 25:9 (Budismo)

“Não penseis que Nós vos tenhamos revelado um mero código de leis. Não, antes temos deslacrado o Vinho seleto, com os dedos da grandeza e poder. Disto, dá testemunho aquilo que a Pena da Revelação revelou. Meditai nisto, ó homens de percepção!”
~ Bahá’u’lláh (Fé Bahá’í)

Nenhum comentário:

Postar um comentário