domingo, 6 de fevereiro de 2011

O Propósito das Religiões

Queridos amigos,

Qual é o objetivo da religião? O que ela oferece para o indivíduo e para a sociedade? Que tipo de proveito que a humanidade pode obter de religião?

Será que nossa visão atual sobre religião reflete o que as próprias religiões colocam como motivo de sua existência? Como que o nosso conceito de religião se transforma se refletirmos sobre a sugestão que a palavra religião deriva do verbo re-ligar? Com o que, realmente, que a religião nos propõe re-ligar?

Será que a religião tem o poder de re-ligar e unificar todos os povos e raças do mundo, abrigando todas as nações sob o mesmo pálio espiritual? Como que isso ocorreria, especialmente à luz dos conflitos e preconceitos religiosos que afligem a humanidade hoje?

Além disso, será que a religião serve como um veículo que possibilita a conexão do homem com o divino? Por que será que mesmo após milhares de anos, a religião consegue se manter como uma fonte de fé, consolo, esperança, amor e educação para milhões de pessoas?

Meu amigos, vamos dar uma olhada no que as próprias religiões tem a dizer sobre o que foi apresentado acima.


“O objetivo da religião, assim como é revelado do céu da santa Vontade de Deus, é estabelecer unidade e concórdia entre os povos do mundo; não a façais a causa de dissensão e contendas. A religião de Deus e Sua lei divina são os mais poderosos instrumentos e os mais seguros de todos os meios para o alvorecer da luz da unidade entre os homens. O progresso do mundo, o desenvolvimento das nações, a tranquilidade dos povos, e a paz de todos os que habitam na terra, figuram entre os princípios e preceitos de Deus. A religião confere ao homem a mais preciosa de todas as dádivas, oferece o cálice da prosperidade, concede a vida eterna e sobre a humanidade faz manarem benefícios imperecíveis.”
~ Bahá’u’lláh (Fé Bahá’í)

“...religião tem de ser a causa de camaradagem e amor. Se se torna motivo de desafeição dela não mais necessitamos, pois religião é como um remédio: se agrava o mal, torna-se desnecessária.”
~ ‘Abdu’l-Bahá (Fé Bahá’í)

“Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra.”
~ II Timóteo 3: 16-17 (Novo Testamento)

“Dizei: Cremos em Deus, no que nos tem sido revelado, no que foi revelado a Abraão, a Ismael, a Isaac, a Jacó e às tribos; no que foi concedido a Moisés e a Jesus e no que foi dado aos profetas por seu Senhor; não fazemos distinção alguma entre eles, e nos submetemos a Ele.”
~ Alcorão 2: 136 (Islã)

“As santas Manifestações de Deus foram enviadas do Alto a fim de tornarem visível a unidade da humanidade. Se suportaram inúmeras calamidades e tribulações, foi a fim de que uma comunidade dentre os povos divergentes da humanidade pudesse se reunir à sombra do Verbo de Deus, viver como um só corpo e, com encanto e graça, demonstrar na Terra a unidade do gênero humano. Destarte, a aspiração dos amigos tem de ser a de congregar e unificar a todos os povos, para que todos recebam um sorvo generoso do vinho puro...”
~ ‘Abdu’l-Bahá (Fé Bahá’í)

“Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos.”
~ Efésios 4: 1-6 (Novo Testamento)

“E por isso agora assim diz o Senhor, o Deus de Israel... eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus. E lhes darei um só coração, e um só caminho, para que me temam para sempre, para seu bem e o bem de seus filhos, depois deles.”
~ Jeremias 32: 36-39 (Velho Testamento)

“[Deus ] prescreveu-vos a mesma religião que havia instituído para Noé, a qual te revelamos, a qual havíamos recomendado a Abraão, a Moisés e a Jesus, (dizendo- lhes): Observai a religião e não discrepeis acerca disso; em verdade, os idólatras se ressentiram daquilo a que os convocaste, Deus elege quem Lhe apraz e encaminha para Si o contrito.”
~ Alcorão 42: 13 (Islã)

“Pois em um só Espírito fomos todos nós batizados em um só corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos quer livres; e a todos nós foi dado beber de um só Espírito. Porque também o corpo não é um membro, mas muitos. Se o pé disser: Porque não sou mão, não sou do corpo; nem por isso deixará de ser do corpo. E se a orelha disser: Porque não sou olho, não sou do corpo; nem por isso deixará de ser do corpo. E se o corpo todo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde estaria o olfato? Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis. E, se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo? Agora, porém, há muitos membros, mas um só corpo… Ora, vós sois corpo de Cristo, e individualmente seus membros.”
~ I Coríntios 12: 14-27 (Novo Testamento)

“Como é bom quando os amigos estão unidos como feixes de luz, quando se juntam lado a lado numa linha firme e ininterrupta. Pois, agora, os raios da realidade, provindos do Sol do mundo da existência, têm unido em adoração todos aqueles devotados a esta luz; e esses raios, através de infinita graça, têm congregado todos os povos dentro de amplo abrigo. Todas as almas, pois, devem tornar-se como uma só alma, todos os corações como um só coração. Que todos se libertem das múltiplas identidades nascidas da paixão e do desejo e, na unidade do amor a Deus, encontrem novo modo de vida.”
~ ‘Abdu’l-Bahá (Fé Bahá’í)

“Convivei com todas as religiões em amizade e concórdia para que se inale de vós a doce fragrância de Deus. Vigiai para que a chama da tola ignorância não vos domine quando entre os homens. Tudo procede de Deus e a Ele retorna. Ele é a origem de tudo e n'Ele todas as coisas findam.”
~ Bahá’u’lláh (Fé Bahá’í)

Nenhum comentário:

Postar um comentário