segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

A Busca da Verdade

Caros amigos,

A verdade absoluta existe? Ou será que toda noção de verdade é invariavelmente subjetiva e moldada pelas condições, tempo e cultura em que vivemos? Se existe uma verdade absoluta, como podemos ter acesso a ela? E se não há nada que possa atingir o elevado patamar de absoluto, de que proveito serve uma miriade de verdades subjetivas?

Será que existe alguma relação íntima entre uma realidade absoluta e as várias verdades a que gradualmente temos acesso, conforme progredimos em nossa capacidade de compreender o mundo? Qual seria a natureza desta dinâmica entre a realidade absoluta e a verdade subjetiva?

Por que devemos investigar a verdade? Que tipo de benefícios podemos adquirir nesta busca? Será que os efeitos de uma investigação sincera da verdade reflete apenas na vida do buscador, ou também repercute no corpo inteiro da humanidade, rompendo os antigos pré-conceitos que em um mundo moderno e sempre-avançando apenas fomentam a intolerância, conflito e discórdia entre as pessoas?

O que será que os escritos sagrados das grandes religiões nos falam sobre a investigação e busca da verdade?

Vamos ver!


“Ele não é chamado justo porque ele rapidamente arbitra casos. O homem sábio deve investigar tanto o certo quanto o errado.”
~ Buda (Dhammapada 19: 1)

“Ponde tudo à prova. Retende o que é bom; abstende-vos de toda espécie de mal.”
~ I Tessalonicenses 5: 21 (Novo Testamento)

“Deus deu ao homem olhos investigadores através dos quais ele pudesse ver e reconhecer a verdade. Ele dotou o homem de ouvidos para que pudesse ouvir a mensagem da realidade e conferiu-lhe o dom do raciocínio com o qual ele pudesse descobrir as coisas por si mesmo. Estes são seus dons e seu instrumento para investigar a verdade. O homem não foi destinado a ver com os olhos alheios, ouvir através dos ouvidos de outros ou entender com a mente dos outros… Portanto, dependei de vossa própria razão e julgamento, e aderi ao resultado de vossa própria investigação; caso contrário, estareis completamente submersos no mar da ignorância e privados de todas as graças de Deus."
~ ‘Abdu’l-Bahá (Fé Bahá’í)

“Apoia-te em Deus, teu Deus e o Senhor de teus pais. Pois os homens erram, nos caminhos da ilusão, destituídos de discernimento para ver Deus com seus próprios olhos ou ouvir a Sua melodia com seus próprios ouvidos.”
~ Bahá’u’lláh (Fé Bahá’í)

“Contemplai-O com Seus próprios olhos. Fosseis vós contemplá-Lo com os olhos de outrem, nunca O reconheceríeis e nunca O conheceríeis.”
~ O Báb (Fé Babí)

“Se desejas o conhecimento divino e o reconhecimento do alto, purifica teu coração de tudo o mais, salvo de Deus, que estejas inteiramente atraído ao ideal – o Bem-Amado; faz tua escolha e busca por Ele, e atêm-te a argumentos racionais e confirmados. Pois os argumentos são uma guia no caminho e deste modo o coração torna-se iluminado pelo Sol da Verdade. E quando o coração se volve para o Sol, então os olhos se abrem e reconhecerão o Sol através do próprio Sol. Não haverá necessidade de argumentos, pois o Sol é inteiramente independente, nada necessitando, inclusive de comprovações."
~ ‘Abdu’l-Bahá (Fé Bahá’í)

"O que está em conformidade com a ciência está também em conformidade com a religião."
~ Tradição Islâmica

“Religião e ciência são duas asas sobre as quais a inteligência do homem pode pairar nas alturas, com as quais a alma humana pode progredir. Não é possível voar com uma asa apenas! Se um homem tentasse voar unicamente com a asa da religião, cairia imediatamente no pântano da superstição, enquanto, por outro lado, somente com a asa da ciência, também nenhum progresso faria, antes se afundaria no lodaçal desesperador do materialismo.”
~ ‘Abdu’l-Bahá (Fé Bahá’í)

“Não há imposição quanto à religião, porque já se destacou a verdade do erro.”
~ Alcorão 2: 256 (Islã)

“Porque nada podemos contra a verdade, porém, a favor da verdade.”
~ II Coríntios 13:8 (Novo Testamento)

“O que é irreal não existe, e o que é real nunca deixa de existir. Os videntes da Verdade compreendem a íntima natureza tanto disto como daquilo, a diferença entre o ser e o parecer.”
~ Bhagavad Gita II: 16 (Hinduísmo)

“Deus bondoso! Como é estranha a conduta dessas pessoas! Clamam por guia, ainda quando já foram içados os estandartes d’Aquele Que guia todas as coisas. Prendem-se às obscuras sutilezas da erudição, enquanto Ele, o Objeto de todo o conhecimento, brilha como o sol. Vêem o sol com os próprios olhos e ainda perguntam àquele Orbe radiante sobre a prova de Sua luz. Embora vejam sobre si descerem as chuvas primaveris, buscam, no entanto, evidência dessa graça. A prova do sol é sua própria luz, que ilumina e envolve todas as coisas. A evidência da chuva é seu benefício, ou seja, o de renovar e vestir o mundo com o manto da vida. Sim, o cego nada percebe do sol, senão seu calor, e o solo árido nenhum quinhão recebe das chuvas da misericórdia."
~ Bahá’u’lláh (Fé Bahá’í)

“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.”
~ João 8: 32 (Novo Testamento)

Nenhum comentário:

Postar um comentário