sábado, 18 de dezembro de 2010

O Perdão


Queridos,


O que quer dizer o perdão? Devemos sempre perdoar, mesmo quando o ocorrido nos atinge profundamente? E qual é o significado espiritual disso? Será qua que o perdão traz consigo benefícios, tanto para o indivíduo quem perdoa, como ao perdoado e à sociedade em geral? Em uma era fria e agressiva como a nossa, existe lugar este tipo de sentimento e atitude?


Como será que podemos olhar o mundo com os olhos do perdão - e será que seremos mais felizes e solidários se fizermos isso?

Existe, de fato, diferença entre o nosso perdão e o perdão de Deus? E qual é a importância do perdão de Deus para com a maneira que levamos as nossas vidas?

Meus amigos, este tema é extremamente extenso e envolvente - o que será que os livros sagrados das grandes religiões falam sobre ele?

“Sem duvida alguma, se por um só momento o fluxo de Sua misericórdia e graça lhe fosse retirado, o mundo pereceria completamente. Por esta razão, desde o começo que não tem começo, os portais da misericórdia Divina têm estado abertos de par em par à face de todas as coisas criadas, e as nuvens da Verdade continuarão, até o fim que não tem fim, a chover seus favores e graças sobre o solo da capacidade, realidade e personalidade humanas. Tal é o método contínuo de Deus, desde sempre para todo o sempre.” 
~ Bahá’u’lláh

“Porque Tu, Senhor, és bom, e pronto a perdoar, e abundante em benignidade para com todos os que Te invocam.” 
~ Salmos 86: 5 (Velho Testamento)

“Dize: Ó servos meus, que se excederam contra si próprios, não desespereis da misericórdia de Deus; certamente, Ele perdoa todos os pecados, porque Ele é o Indulgente, o Misericordiosíssimo. E voltai, contritos, porque, então, não sereis socorridos.”
~ Alcorão 39: 53-54

“Se o coração foge das bênçãos que Deus oferece, como pode esperar ter felicidade? Se não põe sua esperança e confiança na Misericórdia de Deus, onde pode encontrar repouso? Ó, confiai em Deus!, pois Sua Generosidade é interminável, e em Suas Bênçãos, pois elas são magníficas. Ó, tende fé no Onipotente, pois Ele não falha e Sua Bondade permanece para sempre! Seu Sol irradia Luz ininterruptamente e as Nuvens de Sua Misericórdia estão cheias de Águas da Compaixão, com as quais banha os corações de todos que n’Ele confiam. Sua Brisa refrescante sempre transporta em suas asas a cura para as almas ressequidas dos homens! É sensato fugir de Pai tão amoroso, que espalha Suas bênçãos sobre nós, e preferir ser escravos da matéria?”
~ ‘Abdu’l-Bahá

“Considerai a misericórdia de Deus e Suas dádivas. Ele vos admoesta a que façais aquilo que vos traga proveito, embora Ele Próprio bem possa dispensar todas as criaturas.”
~ Bahá’u’lláh

“Tende cuidado de vós mesmos; se teu irmão pecar, repreende-o; e se ele se arrepender, perdoa-lhe. Mesmo se pecar contra ti sete vezes no dia, e sete vezes vier ter contigo, dizendo: Arrependo-me; tu lhe perdoarás.”
~ Lucas 17: 3-4

“A humanidade não é perfeita. Há imperfeições em todo ser humano, e sempre ficareis infelizes se olhardes para as pessoas em si mesmas. Se, porém, contemplardes Deus, sereis bondosos com eles e os amareis, pois o mundo de Deus é o mundo da perfeição e completa misericórdia. Por isso, não olheis as falhas de qualquer pessoa; olhai com os olhos do perdão. O olho imperfeito vê imperfeições. O olho que oculta as falhas contempla o Criador de almas. Ele as criou, Ele as treina e sustenta, dota-as de capacidade e vida, visão e audição; por isso elas são os sinais de Sua grandeza. Deveis amar e ser bondosos com todos, amparar o pobre, proteger o fraco, curar o enfermo, educar e instruir o ignorante.”
~ ‘Abdu’l-Bahá

“Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; se, porém, não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai perdoará vossas ofensas.”
~ Mateus 6: 14-15 (Novo Testamento)

“Todos os homens foram criados a fim de levarem avante uma civilização destinada a evoluir para sempre. O Todo-Poderoso dá-Me testemunho: Agir como os animais do campo é indigno do homem. Aquelas virtudes que convém à sua dignidade são a tolerância, a misericórdia, a compaixão e a benevolência para com todos os povos e raças da terra.”
~ Bahá’u’lláh

“De sorte que se Deus tivesse castigado os humanos pelo que cometeram, não teria deixado sobre a face da terra um só ser; porém, tolera-os até um término prefixado. E quando esse término expirar, certamente constatarão que Deus é Observador de Seus servos.”
~ Alcorão 35: 45

“A amplidão de Sua misericórdia excede a fúria de Sua ira, e Sua graça envolve todos os que foram chamados para a existência e adornados com o manto da vida, sejam eles do passado ou do futuro.”
~ Bahá’u’lláh

“Prostrado pois, humildemente a Teus pés, imploro Tua clemência, ó Ser digno de louvor. Perdoa-me Senhor, como o pai perdoa o filho; o amigo, o amante, sua amada!”
~ Bhagavad Gita XI: 44 (Hinduísmo)

“Esforçai-vos, ó povo, para que vossos olhos se dirijam à misericórdia de Deus, vossos corações se sintonizem com Sua maravilhosa lembrança, vossas almas, com toda confiança, se apóiem em Sua graça e generosidade e vossos pés trilhem a senda de Seu beneplácito. Tais são os conselhos que vos lego. Oxalá pudésseis seguir Meus conselhos!”
~ Bahá’u’lláh

2 comentários:

  1. Eu acredito que o perdão entre indivíduos influencia a sociedade sim, pois faz do mundo um lugar mais pacífico e tolerante.Perdoar não é fácil,logo, aquele que consegue perdoar com o coração se torna um ser melhor.

    ResponderExcluir