domingo, 20 de março de 2011

A Vontade de Deus?

Queridos amigos,

Se existe um Deus que abrange todas as coisas criadas, cuja infinitude é impossível descrever, sob a influência de Quem tudo se encontra, O qual é soberano sobre tudo o que existe, existiu ou venha a existir, e diante de cujo poder e força todos atestam sua incapacidade e fraqueza - se existe este Ser, como que seres finitos e limitados como nós O podemos conhecer e ter ciência de Sua vontade?

Será que Deus nos permite ter acesso a Suas qualidades e atributos, para que possamos crescer cada vez mais em nosso amor e conhecimento Dele? Como que Deus se revela à humanidade? Será que Aquelas misteriosas Figuras que fundaram as grandes religiões, e cujos ensinamentos espirituais se encontram em todos os livros sagrados, nos guiam em direção à vontade de Deus?

Que importância tem a vontade de Deus para o nosso crescimento espiritual? Não temos o livre arbitrio que nos outorga a prerrogativa de seguir os nossos próprios desejos? Por que devemos nos desprender de nossas inclinações individuais para continuar evoluindo em nossa jornada espiritual? Será que é possível conciliar nossas próprias vontades com os ensinamentos e a vontade de Deus?

Vamos ver o que os livros sagrados das grandes religiões falam sobre tudo isso!


"Qualquer coisa que Deus tenha decretado, já se realizou, e aquilo que Ele não decretou, não haverá de ser. Não há poder, nem força, salvo em Deus, o Excelso, o Mais Poderoso."
~ O Báb (Fé Bábí)

“A porta do conhecimento do Ser Antigo sempre esteve e para sempre permanecerá fechada à face dos homens. Nenhuma compreensão humana conseguirá jamais ter acesso à Sua corte sagrada. Porém, como sinal de Sua mercê e prova de Sua benevolência, manifestou Ele aos homens os Sóis de Sua guia divina, os Símbolos de Sua divina unidade, e ordenou fosse o conhecimento destes Seres sagradas idêntico ao conhecimento de Seu próprio Ser. Quem Os reconhecer, terá reconhecido a Deus. Quem escutar Seu chamado terá escutado a Voz de Deus, e quem der testemunho da verdade de Sua Revelação, terá atestado a verdade do próprio Deus”
~ Bahá’u’lláh (Fé Bahá’í)

“Respondeu-lhes Jesus: A minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou. Se alguém quiser fazer a vontade de Deus, há de saber se a doutrina é dele, ou se eu falo por mim mesmo. Quem fala por si mesmo busca a sua própria glória; mas o que busca a glória daquele que o enviou, esse é verdadeiro, e não há nele injustiça.”
~ João 7: 16-18 (Novo Testamento)

“Ó Filho do Supremo! Ao eterno, Eu te chamo, mas tu buscas o que perece. Que te afastou de Nosso desejo e te fez buscar o teu próprio?”
~ Bahá’u’lláh (Fé Bahá’í)

“Quando um homem renuncia aos desejos dos sentidos engendrados pela mente, obtendo contentamento unicamente no Eu, diz-se então que alcançou a consciência divina.”
~ Bhagavad Gita II: 55 (Hinduísmo)

“Sabendo disso, o homem sábio não encontra prazeres sequer em prazeres celestes. O discípulo do Plenamente Iluminado se deleitam na destruição do desejo.”
~ Dhammapada 14: 9 (Budismo)

“Em tudo dai graças; porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.” 
~ I Tessalonicenses 5: 18 (Novo Testamento)

“A fonte de toda a glória está na aceitação de tudo o que o Senhor conferiu e no contentamento com aquilo que Deus prescreveu.” 
~ Bahá’u’lláh (Fé Bahá’í)

“Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação. Segundo a sua própria vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como que primícias das suas criaturas.”
~ Tiago 1: 17-18 (Novo Testamento)

“Ó adeptos do Livro, foi-vos apresentado o Nosso Mensageiro para mostrar-vos muito do que ocultáveis do Livro e perdoar-vos em muito. Já vos chegou de Deus uma Luz e um Livro lúcido. Pelo qual Deus conduzirá aos caminhos da salvação aqueles que procurarem a Sua complacência e, por Sua vontade, tirá-los-á das trevas e os levará para a luz, encaminhando-os para a senda reta.”
~ Alcorão 5: 15-16 (Islã)

“Ó Filho do Homem! Da árvore da glória refulgente, fiz penderem para teu proveito os mais seletos frutos; por que os desprezaste, contente com aquilo de menor valor? Volta, pois, para o que te é melhor no reino nas alturas.”
~ Bahá’u’lláh (Fé Bahá’í)

“E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” 
~ Romanos 12: 2 (Novo Testamento)

“Ó tu que fixaste teu olhar no Ponto do Alvorecer da Causa de Deus! Sabe tu com certeza que a Vontade de Deus não é limitada pelos padrões do povo, e que Deus não trilha seus caminhos. Antes, incumbe a cada um aderir firmemente à Senda certa, que é a de Deus... Ele faz qualquer coisa que deseje e ordena o que Lhe apraz. Sabe tu, ainda mais, que todos os outros salvo Ele, foram criados através da potência de uma palavra de Sua presença, enquanto eles, de si próprios, não têm poder de movimento nem imobilidade, exceto a Seu mando e com Sua anuência.”
~ Bahá’u’lláh (Fé Bahá’í)

“O vento sopra onde quer, e ouves a sua voz; mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.”
~ João 3: 8 (Novo Testamento)

“Se for de Teu agrado, faze-me crescer como uma tenra erva nos prados de Tua graça, que os ventos suaves de Tua vontade possam impulsionar-me e inclinar-me em conformidade com Teu prazer, de tal forma que meu movimento e meu silêncio possam ser inteiramente direcionados por Ti.”
~ Bahá’u’lláh (Fé Bahá’í)

“Segura-te com firmeza no Convênio de Teu Senhor e, à medida que os dias passam, aumenta teu suprimento de amor por Seus bem-amados… Que nada te entristeça, nem contra pessoa alguma te encolerizes. Cumpre-te estares contente com a Vontade de Deus e seres verdadeiro amigo, amoroso e fidedigno, de todos os povos da Terra, sem qualquer exceção.”
~ ‘Abdu’l-Bahá (Fé Bahá’í)

segunda-feira, 14 de março de 2011

Por que do sofrimento humano?

Queridos amigos,

Por que o sofrimento e a miséria atingem de maneira implacável milhares de pessoas ao redor do mundo? E por que almas inocentes são feitas vítimas das mais penosas injustiças, e tornam-se alvos de tribulações sem fim, enquanto outras parecem ser poupadas de tais infortúnios?

Será que existe um motivo pelo qual as tragédias e desastres acontecem de forma tão avassaladora, chocando a humanidade com seu poder de destruição? Como que podemos conciliar nossa noção de um Deus bondoso e misericordioso com estes acontecimentos? Será que o livre arbitrio do homem contribui para desencadear eventos que levam milhares de pessoas ao sofrimento e miséria?

Será que tais eventos servem para nos ensinar alguma coisa? O que podemos aprender com o desenrolar destes sofrimentos? Será que desperta em nossas consciencias a noção de que o mundo é um só, e que a humanidade nada mais passa do que uma grande família, cujos membros devem ajudar uns aos outros a progredir em uma direção comum de paz e unidade?

Meus amigos, será que os livros sagrados das grandes religiões nos ajudam a refletir sobre estes acontecimentos, e o que eles demonstram sobre a verdadeira natureza e propósito do homem?

Vamos dar uma olhada...

“Estes são os versículos de Deus, que em verdade te recitamos. Deus jamais deseja a injustiça para a humanidade.”
~ Alcorão 3: 108 (Islã)

“Aqueles que Deus dotou de percepção, reconhecerão prontamente que os preceitos por Ele estabelecidos constituem os mais altos meios para a manutenção da ordem no mundo e para a segurança de seus povos.”
~ Bahá'u'lláh (Fé Bahá’í)

“O objetivo fundamental que anima a fé de Deus e Sua Religião é proteger os interesses da Humanidade, promover a Unidade e nutrir o espírito de amor e de amizade entre os homens.”
~ Bahá'u'lláh (Fé Bahá’í)

“Observei ainda e vi que debaixo do sol não é dos ligeiros a carreira, nem dos fortes a peleja, nem tampouco dos sábios o pão, nem ainda dos prudentes a riqueza, nem dos entendidos o favor; mas que a ocasião e a sorte ocorrem a todos.”
~ Eclesiastes 9:11 (Velho Testamento)

“Vivemos numa época de confiança nas condições materiais. Os homens imaginam que o imenso tamanho e a solidez de um navio, a perfeição de sua maquinaria ou a habilidade do navegador garantem a segurança, mas algumas vezes estes desastres [o desastre do Titanic] acontecem para que o homem saiba que Deus é o verdadeiro protetor... O propósito é que o povo do mundo possa se volver a Deus, o único Protetor; que as almas humanas confiem na Sua proteção e saibam que Ele é a verdadeira salvação. Os acontecimentos ocorrem para que a fé do homem possa crescer e se tornar mais forte. Por isso, embora nos sintamos tristes e abatidos, devemos suplicar a Deus para dirigir nossos corações ao Reino, e orar por essas almas que partiram, com fé em Sua infinita mercê, para que, embora elas tenham sido privadas desta vida terrena, possam desfrutar uma nova existência nas supremas moradas do Pai Celestial.”
~ ‘Abdu’l-Bahá (Fé Bahá’í)

“Porque sabemos que toda a criação, conjuntamente, geme e está com dores de parto até agora; e não só ela, mas até nós, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, aguardando a nossa adoração, a saber, a redenção do nosso corpo. Porque na esperança fomos salvos. Ora, a esperança que se vê não é esperança; pois o que alguém vê, como o espera? Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos.”
~ Romanos 8: 22-25 (Novo Testamento)

“Quem quer que neste mundo essa sede por apego baixo domine, seus sofrimentos crescem como uma relva bem aguada.”
~ Dhammapada 24: 2 (Budismo)

“Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade.”
~ II Coríntios 3: 17 (Novo Testamento)

“Não fosse pelos testes, o ouro puro, não poderia ser distinguido do impuro. Não fosse pelos testes, o corajoso não seria separado dos covardes. Não fosse pelos testes, as pessoas de fé não poderiam ser diferenciadas das desleais. Não fosse pelos testes, os intelectuais e as faculdades dos eruditos nos grandes colégios não se desenvolveriam. Não fosse pelos testes, pedras preciosas cintilantes não poderiam ser reconhecidas das pedras comuns e sem valor. Não fosse pelos testes, os Pescadores não poderiam ser diferenciados de Annas e Caifás, que ocupavam posições de honra e valor.”
~ ‘Abdu’l-Bahá (Fé Bahá’í)

“As almas que suportam os testes de Deus tornam-se manifestantes de grandes dádivas; pois os testes divinos fazem com que algumas almas tornem-se inteiramente inertes, enquanto que, às almas santas, são causa de sua ascensão ao mais alto grau de amor e de firmeza. São causa de progresso, como, no primeiro caso, levam ao retrocesso.”
~ ‘Abdu’l-Bahá (Fé Bahá’í)

“Quanto aos bebês e crianças, e aos inválidos que são afligidos pelas mãos dos opressores... para essas almas há uma recompensa em outro mundo... esse sofrimento é a maior mercê de Deus. Verdadeiramente, esta mercê do Senhor é muito melhor do que todo o conforto deste mundo e o crescimento e progresso pertencentes a este lugar da mortalidade.”
~ Bahá'u'lláh (Fé Bahá’í)

“Não fixe tua atenção quanto ao início dos assuntos; concentra teu coração nos fins e nos resultados. O presente período é como o tempo da plantação. Indubitavelmente, está impregnado de perigos e dificuldades, mas no futuro muitas colheitas serão feitas, e os benefícios e resultados tornar-se-ão aparentes. Quando alguém considera o objetivo em vista e o seu ponto final, alegria e felicidade intermináveis surgirão.”
~ ‘Abdu’l-Bahá (Fé Bahá’í)

quarta-feira, 9 de março de 2011

Sabedoria ou Conhecimento?

Queridos amigos,

Como que a sabedoria difere do conhecimento? Podemos aprender a sabedoria, assim como conseguimos adquirir o conhecimento? Será que a sabedoria precede o conhecimento, ou talvez o conhecimento se figura apenas como um dos diversos ingredientes necessários para fomentarmos a sabedoria? Assim, quais seriam os outros elementos que esta grande virtude demanda para tornar-se manifesta?

E qual é a importância da sabedoria para nossas vidas? Este conceito ainda faz sentido em uma sociedade dinâmica e interconectada, onde podemos obter qualquer tipo de informação e conhecimento com um click? O que a sabedoria traz que o simples conhecimento não nos oferece? Não conseguimos nos satisfazer, como indivíduos e como membros de uma sociedade, com informações e dados precisos, cujo acúmulo corresponde ao total de nosso conhecimento? Onde que se encaixa a sabedoria neste contexto?

Será que a sabedoria se refere à maneira em que utilizamos e aplicamos o nosso conhecimento? O que isso significa para a forma em que conduzimos nossas vidas no dia-a-dia? Será que o conhecimento, iluminado com a luz da sabedoria, pode servir como uma poderosa ferramenta para desvelarmos os mistérios do mundo?

O que será que as grandes religiões nos diz sobre o significado e propósito da sabedoria?

Vamos dar uma olhada.

“Acima de tudo mais, a maior dádiva e a mais admirável bênção sempre foi, e continuará a ser, a Sabedoria. É o infalível Protetor do homem. Ajuda-o e fortalece-o. A Sabedoria é a Emissária de Deus e a Revelação de Seu Nome, o Onisciente. Por seu intermédio se torna manifesta e evidente a sublimidade do grau do homem. É onisciente e a principal Instrutora na escola da existência. É quem guia e lhe foi conferida alta distinção. Em virtude de sua influência educadora, os seres terrenos se têm imbuído de um espírito precioso cujo brilho excede o dos céus.”
~ Bahá’u’lláh (Fé Bahá’í)

“Quem é como o sábio? e quem sabe a interpretação das coisas? A sabedoria do homem faz brilhar o seu rosto, e com ela a dureza do seu rosto se transforma.”
~ Eclesiastes 8:1 (Velho Testamento)

“As coisas transientes são todas condicionadas: quando a pessoa discerne isso com sabedoria, então a pessoa fica enojada com o mal; esse é o caminho da pureza.”
~ Dhammapada 5: 20 (Budismo)

“Como um único Sol ilumina toda a terra, o Senhor do meio ilumina todo o meio... Aqueles que, com o olho da sabedoria, vêem desta forma a diferença entre o meio e o conhecedor do meio, e como os seres se libertam da matéria, atingem o supremo.”
~ Bhagavad Gita XIII 33-34 (Hinduísmo)

“...o primeiro resplendor que despontou do horizonte do Livro Mater é que o homem deve conhecer a si próprio e reconhecer o que leva à sublimidade ou à humilhação, à glória ou ao rebaixamento, à riqueza ou à pobreza.”
~ Bahá’u’lláh (Fé Bahá’í)

“Aceitai antes a minha correção, e não a prata; e o conhecimento, antes do que o ouro escolhido. Porque melhor é a sabedoria do que as jóias; e de tudo o que se deseja nada se pode comparar com ela.”
~ Provébios 8: 10-11 (Velho Testamento)

“Aplicação assídua ao conhecimento do supremo espírito e reflexão sobre o bem que decorre do conhecimento da verdade; eis em que consiste a sabedoria; tudo que se opõe a isso é ignorância.”
~ Bhagavad Gita XIII: 11 (Hinduísmo)

“Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura, e ser-lhe- á dada.”
~ Tiago 1:5 (Novo Testamento)

“Ó Filho do Pó! Sábios são aqueles que não falam salvo se tiverem quem ouça, assim como o portador da taça, que só a oferece quando encontra quem a procure, e o apaixonado, que não exclama das profundezas de seu coração antes de fitar a beleza de sua bem-amada. Lança, pois, as sementes da sabedoria e do conhecimento no solo puro do coração, e guarda-as ocultas, até que os jacintos da sabedoria divina brotem do coração, e não do lodo e do barro.”
~ Bahá’u’lláh (Fé Bahá’í)

"Nem tudo o que um homem sabe pode ser revelado, nem tudo o que lhe é possível revelar deverá ser julgado oportuno, e nem todo dizer oportuno pode ser considerado apropriado à capacidade dos que o ouvem".
~ 'Abdu'l-Bahá (Fé Bahá’í)

terça-feira, 1 de março de 2011

A Morte: The End?

Queridos queridos!

Não é irônico que uma das poucas coisas que temos de absoluto nesta vida ainda se encontra envolto por um profundo e impenetrável mistério, a sutileza do qual é igualada talvez somente pela inexorável posição que a morte ocupa no destino de todos os homens?

O que é, de fato, a morte? O que ela representa? Será que a morte é o fim de todas as coisas, ou marca apenas uma fase em uma jornada que se estende para o além? Será que podemos saber de verdade?

Que tipo de implicações que uma espécie de continuidade após a morte teria para nossas vidas atuais? O que isso muda na maneira em que enxergamos nossos valores e morais, em o que acreditamos a respeito de nosso propósito nesta vida, em como agimos perante nossos irmãos e irmãs cujas vidas transcendem os 70, 80, 90 anos que passam nesta terra?

O que significa a vida após a morte em relação a Deus e espiritualidade? Como conseguimos crescer e nos preparar para uma eventual perpetuação de nossas vidas para além deste mundo?

Será que os livros sagrados em que se baseiam as grandes religiões podem nos iluminar a respeito deste tema tão intrigante?

Só há um jeito de saber!


“Toda alma provará o gosto da morte; então, retornareis a Nós.” 
~ Alcorão 29: 57 (Islã)

“O pó volte para a terra como o era, e o espírito volte a Deus que o deu.” 
~ Eclesiastes 12: 7 (Velho Testamento)

“Inevitável é a morte para os que nascem; todo morrer é um nascer - pelo que, não deves entristecer-te por causa do inevitável.”
~ Bhagavad Gita II: 27 (Hinduísmo)

“Nem no céu, nem no meio do oceano, nem numa caverna da montanha, pode ser encontrado aquele lugar onde a pessoa escaparia da morte.”
~ Dhammapada 9: 13 (Budismo)

“Sabe tu, em verdade, que a alma do homem, se tiver seguido os caminhos de Deus, voltará, seguramente, e se associará à glória do Bem-Amado. Pela retidão de Deus! Haverá de atingir um grau que nenhuma pena nem língua pode descrever. A alma que tiver permanecido fiel à Causa de Deus e se mantido inabalavelmente firme em Seu Caminho, haverá de possuir, após sua ascensão, tal poder que todos os mundos que o Onipotente criou podem ser beneficiados por seu intermédio.”
~ Bahá’u’lláh (Fé Bahá’í)

“Perecíveis são os corpos, esses templos do espírito - eterna, indestrutível, infinita é a alma que neles habita.”
~ Bhagavad Gita II: 18 (Hinduísmo)

“Como se olha para o fim de uma jornada? Com esperança e com expectativa. É o mesmo que acontece com o fim desta jornada terrena. No mundo do além o homem se verá livre de muitas incapacidades das quais sofre agora. Aqueles que passaram pela morte possuem uma posição própria. Ela não é afastada da nossa; a obra deles, a obra do Reino, é a nossa; mas é santificada daquilo que chamamos de ‘tempo e espaço’. Para nós o tempo é medido pelo sol. Quando não há mais alvorecer nem pôr-do-sol, o tempo não existe para o homem. Aqueles que ascenderam possuem atributos diferentes daqueles que ainda permanecem sobre a terra, ainda assim não há verdadeira separação. Na oração há uma mescla de estados, uma mistura de condições. Orai por eles assim como eles oram por vós.”
~ ‘Abdu’l-Bahá (Fé Bahá’í)

“... temos bom ânimo, mas desejamos antes estar ausentes deste corpo, para estarmos presentes com o Senhor.”
~ II Coríntios 5: 8 (Novo Testamento)

“E, como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois o juízo…“
~ Hebreus 9: 27 (Novo Testamento)

“Está claro e evidente que todos os homens, após sua morte física, haverão de estimar o valor de seus atos e compreender tudo o que suas mãos fizeram... Os que são seguidores do Deus Uno e Verdadeiro, no momento em que partirem desta vida, haverão de sentir tão grande contentamento e alegria como seria impossível descrever, enquanto tamanho medo e tremor se apoderarão daqueles que vivem no erro, e tanta consternação os acabrunhará, como nada poderia exceder. Feliz quem tiver sorvido o vinho seleto e incorruptível da fé, através do benévolo favor e das múltiplas graças d’Aquele que é o Senhor de todas as Fés...”
~ Bahá’u’lláh (Fé Bahá’í)

“Declarou-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que morra, viverá.”
~ João 11: 25 (Novo Testamento)

“Dirige pois, só a Mim teu pensamento, deposita em Mim tua razão e, sem dúvida, viverás em Mim depois da morte.“
~ Krishna (Bhagavad Gita XII: 8, Hinduísmo)

“Ó Filho do Homem! Tu és Meu domínio, e Meu domínio não perece; por que temes perecer? És Minha luz, e Minha luz jamais se extinguirá; por que receias extinção? És Minha glória, e Minha glória não se esvaece; és Minha vestimenta, e Minha vestimenta jamais se desgastará. Permanece firme, pois, em teu amor por Mim, a fim de que Me possas encontrar no reino da glória.”
~ Bahá’u’lláh (Fé Bahá’í)

“Quando a alma humana se desprende deste mundo fugaz de pó, ascendendo ao mundo de Deus, então os véus cairão por terra, e as realidades virão à luz, e todas as coisas outrora desconhecidas tornar-se-ão evidentes, e as verdades ocultas serão compreendidas. Considera como um ser, no mundo uterino, tinha ouvidos surdos, olhos cegos e língua muda; como era destituído de qualquer percepção. Contudo, assim que, deixando aquele mundo de obscuridade, ele adentra este mundo de luz, seus olhos veem, seus ouvidos ouvem e sua língua fala. Da mesma forma, tão logo ele se apresse em partir deste lugar mortal e ingressar no Reino de Deus, ele nascerá no espírito, e então os olhos de sua percepção descerrar-se-ão, os ouvidos de sua alma haverão de ouvir, e todas as verdades que anteriormente ignoravam tornar-se-lhe-ão manifestas e evidentes.”
~ ‘Abdu’l-Bahá (Fé Bahá’í)