sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

A Família - Qual é sua importância?

Caros amigos, feliz véspera de natal!

E nesta ocasião tão cheia de significado - em que nos reunimos com os nossos amigos e queridos em espírito de júbilo e amor - é natural refletirmos um pouco sobre a questão da família.

Qual é a importância da família? O que a família nos traz como indivíduos e como membros de uma sociedade? Será que uma família unida nos equilibra - emocional, mental e espiritualmente - como seres humanos e como participantes de uma sociedade marcada por relações cada vez mais impessoais?

Ou será que uma família unida exerce o mesmo tipo de influência nas vidas dos indivíduos e sociedades do que o propagado por um grupo de bons amigos, por exemplo?

E como conseguimos manter vivos e firmes os laços familiares em tempos tão corridos e fugazes?

Caros, será que as escrituras das grandes religiões podem nos ajudar a entender um pouco mais sobre este assunto tão importante e delicado?

Vamos dar uma olhada!


“Todas as virtudes devem ser ensinadas à família. A integridade dos laços de família devem ser constantemente levada em consideração, e os direitos de cada um de seus membros não devem ser transgredidos. Os direitos do filho, do pai, da mãe – nenhum pode ser transgredido, nenhum deve ser arbitrário. Assim como o filho tem certas obrigações para com seu pai, do mesmo modo o pai tem certas obrigações para com seu filho. A mãe, a irmã e outros membros da família têm certas prerrogativas. Todos esses direitos e prerrogativas devem ser preservados e a unidade da família, mantida. A ofensa de um deve ser considerada ofensa de todos; o conforto de cada um, o conforto de todos; a honra de um, a honra de todos.”
~ ‘Abdu’l-Bahá

“Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais; porque isto é agradável ao Senhor. Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não fiquem desanimados.”
~ Colossenses 3: 20-21

“Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.”
~ Êxodo 20: 12

“Dizei: Ó Meu povo! Honrai e homenageai vossos pais. Isto motivará bênçãos a caírem sobre vós das nuvens da generosidade de vosso Senhor, o Exaltado, o Grande... Acautelai-vos, a fim de não cometerdes aquilo que causaria tristeza aos corações de vossos pais e mães. Segui o caminho da Verdade, que é, verdadeiramente, um caminho reto. Se alguém vos der a escolha entre a oportunidade de prestar um serviço à Mim ou a eles, escolhei servi-los, e deixai à Mim. Esta é Minha exortação e Meu mandato a vós. Observa, portanto, o que vosso Senhor, o Poderoso, o Bondoso, vos prescreveu.”
~ Bahá’u’lláh

“Quanto à tua pergunta sobre a educação das crianças: compre-te nutri-las no seio do amor de Deus, e exortá-las para que busquem as coisas do espírito, para que dirijam a Deus suas faces; a fim de que seus modos conformem-se com as regras de boa conduta, e seu caráter seja inigualável; para que conquistem todas as graças e qualidades louváveis da humanidade; para que adquiram correto entendimento dos vários ramos do conhecimento, para que, desde o princípio da vida possam tornar-se seres espirituais, habitantes do Reino, enamoradas pelas doces fragrâncias da santidade, e possam receber educação religiosa, espiritual – a educação do Reino Celestial.”
~ ‘Abdu’l-Bahá

“Agradável neste mundo é cuidar da mãe. Cuidar do pai também é agradável neste mundo… Agradável é a virtude contínua até a velhice. Agradável é a confiança estável. Agradável é alcançar a sabedoria. Agradável é não cometer males.”
~ Buda (Dhammapada 23: 13-14)

“O decreto de teu Senhor é que não adoreis senão a Ele; que sejais indulgentes com vossos pais, mesmo que a velhice alcance um deles ou ambos, em vossa companhia; não os reproveis, nem os rejeiteis; outrossim, dirigi-lhes palavras honrosas. E estende sobre eles a asa da humildade, e dize: Ó Senhor meu, tem misericórdia de ambos, como eles tiveram misericórdia de mim, criando-me desde pequenino!”
~ Alcorão 17: 23-24

“Da separação deriva toda espécie de mal e dano, mas a união das coisas criadas produz sempre os mais louváveis resultados. Através da associação – até mesmo entre as mais ínfimas partículas do mundo da existência – a graça e a generosidade de Deus tornam-se manifestas; e quanto mais alto o grau, mais momentosa é a união... Acima de todas as outras uniões está aquela entre os seres humanos, especialmente quando se realiza no amor de Deus. Assim se faz aparecer a unidade primária; assim é lançado no espírito o alicerce do amor.”
~ ‘Abdu’l-Bahá

sábado, 18 de dezembro de 2010

O Perdão


Queridos,


O que quer dizer o perdão? Devemos sempre perdoar, mesmo quando o ocorrido nos atinge profundamente? E qual é o significado espiritual disso? Será qua que o perdão traz consigo benefícios, tanto para o indivíduo quem perdoa, como ao perdoado e à sociedade em geral? Em uma era fria e agressiva como a nossa, existe lugar este tipo de sentimento e atitude?


Como será que podemos olhar o mundo com os olhos do perdão - e será que seremos mais felizes e solidários se fizermos isso?

Existe, de fato, diferença entre o nosso perdão e o perdão de Deus? E qual é a importância do perdão de Deus para com a maneira que levamos as nossas vidas?

Meus amigos, este tema é extremamente extenso e envolvente - o que será que os livros sagrados das grandes religiões falam sobre ele?

“Sem duvida alguma, se por um só momento o fluxo de Sua misericórdia e graça lhe fosse retirado, o mundo pereceria completamente. Por esta razão, desde o começo que não tem começo, os portais da misericórdia Divina têm estado abertos de par em par à face de todas as coisas criadas, e as nuvens da Verdade continuarão, até o fim que não tem fim, a chover seus favores e graças sobre o solo da capacidade, realidade e personalidade humanas. Tal é o método contínuo de Deus, desde sempre para todo o sempre.” 
~ Bahá’u’lláh

“Porque Tu, Senhor, és bom, e pronto a perdoar, e abundante em benignidade para com todos os que Te invocam.” 
~ Salmos 86: 5 (Velho Testamento)

“Dize: Ó servos meus, que se excederam contra si próprios, não desespereis da misericórdia de Deus; certamente, Ele perdoa todos os pecados, porque Ele é o Indulgente, o Misericordiosíssimo. E voltai, contritos, porque, então, não sereis socorridos.”
~ Alcorão 39: 53-54

“Se o coração foge das bênçãos que Deus oferece, como pode esperar ter felicidade? Se não põe sua esperança e confiança na Misericórdia de Deus, onde pode encontrar repouso? Ó, confiai em Deus!, pois Sua Generosidade é interminável, e em Suas Bênçãos, pois elas são magníficas. Ó, tende fé no Onipotente, pois Ele não falha e Sua Bondade permanece para sempre! Seu Sol irradia Luz ininterruptamente e as Nuvens de Sua Misericórdia estão cheias de Águas da Compaixão, com as quais banha os corações de todos que n’Ele confiam. Sua Brisa refrescante sempre transporta em suas asas a cura para as almas ressequidas dos homens! É sensato fugir de Pai tão amoroso, que espalha Suas bênçãos sobre nós, e preferir ser escravos da matéria?”
~ ‘Abdu’l-Bahá

“Considerai a misericórdia de Deus e Suas dádivas. Ele vos admoesta a que façais aquilo que vos traga proveito, embora Ele Próprio bem possa dispensar todas as criaturas.”
~ Bahá’u’lláh

“Tende cuidado de vós mesmos; se teu irmão pecar, repreende-o; e se ele se arrepender, perdoa-lhe. Mesmo se pecar contra ti sete vezes no dia, e sete vezes vier ter contigo, dizendo: Arrependo-me; tu lhe perdoarás.”
~ Lucas 17: 3-4

“A humanidade não é perfeita. Há imperfeições em todo ser humano, e sempre ficareis infelizes se olhardes para as pessoas em si mesmas. Se, porém, contemplardes Deus, sereis bondosos com eles e os amareis, pois o mundo de Deus é o mundo da perfeição e completa misericórdia. Por isso, não olheis as falhas de qualquer pessoa; olhai com os olhos do perdão. O olho imperfeito vê imperfeições. O olho que oculta as falhas contempla o Criador de almas. Ele as criou, Ele as treina e sustenta, dota-as de capacidade e vida, visão e audição; por isso elas são os sinais de Sua grandeza. Deveis amar e ser bondosos com todos, amparar o pobre, proteger o fraco, curar o enfermo, educar e instruir o ignorante.”
~ ‘Abdu’l-Bahá

“Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; se, porém, não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai perdoará vossas ofensas.”
~ Mateus 6: 14-15 (Novo Testamento)

“Todos os homens foram criados a fim de levarem avante uma civilização destinada a evoluir para sempre. O Todo-Poderoso dá-Me testemunho: Agir como os animais do campo é indigno do homem. Aquelas virtudes que convém à sua dignidade são a tolerância, a misericórdia, a compaixão e a benevolência para com todos os povos e raças da terra.”
~ Bahá’u’lláh

“De sorte que se Deus tivesse castigado os humanos pelo que cometeram, não teria deixado sobre a face da terra um só ser; porém, tolera-os até um término prefixado. E quando esse término expirar, certamente constatarão que Deus é Observador de Seus servos.”
~ Alcorão 35: 45

“A amplidão de Sua misericórdia excede a fúria de Sua ira, e Sua graça envolve todos os que foram chamados para a existência e adornados com o manto da vida, sejam eles do passado ou do futuro.”
~ Bahá’u’lláh

“Prostrado pois, humildemente a Teus pés, imploro Tua clemência, ó Ser digno de louvor. Perdoa-me Senhor, como o pai perdoa o filho; o amigo, o amante, sua amada!”
~ Bhagavad Gita XI: 44 (Hinduísmo)

“Esforçai-vos, ó povo, para que vossos olhos se dirijam à misericórdia de Deus, vossos corações se sintonizem com Sua maravilhosa lembrança, vossas almas, com toda confiança, se apóiem em Sua graça e generosidade e vossos pés trilhem a senda de Seu beneplácito. Tais são os conselhos que vos lego. Oxalá pudésseis seguir Meus conselhos!”
~ Bahá’u’lláh

sábado, 11 de dezembro de 2010

O que é Fé?

Meus amigos,

A fé é um conceito inescapável quando falamos de espiritualidade e religião. Mas o que é fé, e de onde ela vem? O que faz nós termos fé em alguma coisa?

Será que o sentimento de fé nasce de uma mera ilusão que criamos para chegarmos a uma explicação acerca de algo que não entendemos? Ou será que a fé é nos concedida para servir um propósito maior em nossas vidas?

O que acham de nos voltarmos para os textos sagrados das grandes religiões para uma resposta?


“Fé significa, primeiro, conhecimento consciente e, segundo, a prática de bons atos.”
~ ‘Abdu’l-Bahá 

“Que proveito há, meus irmãos, se alguém disser que tem fé e não tiver obras? Porventura essa fé pode salvá-lo? Se um irmão ou uma irmã estiverem nus e tiverem falta de mantimento cotidiano, e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito há nisso? Assim também a fé, se não tiver obras, é morta em si mesma. Mas dirá alguém: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me a tua fé sem as obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.”
~ Tiago 2: 14-18 (Novo Testamento) 

“A essência da fé está na escassez de palavras e na abundância de ações; se as palavras de um homem excedem as ações, saibam, verdadeiramente, que sua morte é melhor que sua vida.” 
~ Bahá’u’lláh 

“Quanto aos crentes que praticarem o bem, o Clemente lhes concederá afeto perene.” 
~ Alcorão 19: 96 (Islã)

“Confia no Eterno e faz o bem; assim habitarás na terra e te nutrirás com a fé. Deleitar-te-ás com o Eterno e Ele atenderá os desejos de teu coração. Orienta teu caminhos para o Eterno, confia Nele e Ele agirá.” 
~ Salmos 37: 3-5 (Velho Testamento)

“A mais alta posição do homem... é atingida através da fé em Deus em cada Era e pela aceitação daquilo que foi por Ele revelado.” 
~ O Báb 

“Disse-lhes [Jesus]… Pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele há de passar; e nada vos será impossível.” 
~ Mateus 17:20 (Novo Testamento)

“Tal como tereis fé, assim sereis poderosos e abençoados. Este é o equilíbrio; este é o equilíbrio; este é o equilíbrio”. 
~ ‘Abdu’l-Bahá 

“O homem cheio de fé obtém o conhecimento... Atingindo o conhecimento, logo alcançará a paz suprema. Pelo contrário o homem ignorante, sem fé, em cuja alma fermenta a dúvida, caminha para a perdição; pois aquele que está dominado pela dúvida não goza deste mundo nem do outro, nem da bem-aventurança.” 
~ Hiduísmo (Bhagavad Gita, IV: 39-40) 

“A origem de todo o bem é a confiança em Deus, a submissão a Seus preceitos e o contentamento com Sua Santa vontade e Seu beneplácito.” 
~ Bahá’u’lláh 

“Não dependais de vosso poder, nem de vossos exércitos e tesouros. Ponde toda a vossa confiança e Deus, que vos criou, e buscai Sua assistência em tudo. Somente d’Ele vem o socorro. Ele ajuda a quem Lhe aprouver, com as hostes dos céus e da terra.” 
~ Bahá’u’lláh 

“O primeiro sinal da fé é o amor.” 
~ ‘Abdu’l-Bahá 

“Assim como o conceito da fé existe desde o princípio que não tem princípio e perdurará até o fim que não tem fim, do mesmo modo o verdadeiro crente haverá de viver e perdurar eternamente. Seu espírito para todo o sempre circulará em volta da Vontade de Deus. Ele durará tanto tempo quanto Deus Mesmo durar.” 
~ Bahá’u’lláh