sábado, 30 de outubro de 2010

Unidade de um e todos?


Caros amigos,

Compartilhamos o mesmo planeta como membros de uma mesma raça. Mas será que isso tem algum significado mais profundo? E como esse significado se traduz no que fazemos hoje, em como nos relacionamos uns com os outros, em como enxergamos o mundo ao nosso redor? Se devemos ser unidos, como o fazemos, e sobre qual base?

Será que as escrituras em que se baseiam as grandes religiões do mundo apontam para alguma direção?

Let's see!

"Sois os frutos de uma só árvore, e as folhas do mesmo ramo." 
"A Terra é um só país, e os seres humanos, seus cidadãos." 
~ Bahá'u'lláh 

“E por isso agora assim diz o Senhor, o Deus de Israel... eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus. E lhes darei um só coração, e um só caminho, para que me temam para sempre, para seu bem e o bem de seus filhos, depois deles.” 
~ Jeremias 32: 36-39 

“Pois em um só Espírito fomos todos nós batizados em um só corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos quer livres; e a todos nós foi dado beber de um só Espírito. Porque também o corpo não é um membro, mas muitos. Se o pé disser: Porque não sou mão, não sou do corpo; nem por isso deixará de ser do corpo. E se a orelha disser: Porque não sou olho, não sou do corpo; nem por isso deixará de ser do corpo. E se o corpo todo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde estaria o olfato? Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis. E, se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo? Agora, porém, há muitos membros, mas um só corpo.” 
~ I Coríntios 12: 14-27 

"Ó Filhos do Homens! Não sabeis por que Nós vos criamos a todos do mesmo pó? A fim de que ninguém se enaltecesse acima dos outros. Ponderai no coração, em todos os tempos, de que modo fostes criados. Já que vos criamos a todos da mesma substância, deveis ser como uma só alma, andando com os mesmos pés, alimentando vos com a mesma boca e habitando na mesma terra, a fim de que, do imo de vosso ser, através de vossas ações, se manifestem os sinais da unidade e a essência do desprendimento. É esse o Meu conselho a vós, ó assembléia de luz! Atentai a esse conselho, para que possais obter, da árvore de glória maravilhosa, o fruto da santidade." 
~ Bahá'u'lláh 

“Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos.” 
~ Efésios 4: 1-6 

“Ó humanos, em verdade, Nós vos criamos de macho e fêmea e vos dividimos em povos e tribos, para reconhecerdes uns aos outros.” 
~ Alcorão 49: 13 

“O objetivo fundamental que anima a fé de Deus e Sua Religião é proteger os interesses da humanidade, promover a unidade e nutrir o espírito de amor e de amizade entre os homens.” 
~ Bahá'u'lláh 

“Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito para o proveito comum.” 
~ I Coríntios 12: 4-7

terça-feira, 26 de outubro de 2010

A existência da alma?

Caros,

Esta pergunta pode mudar completamente o rumo da nossa vida. Pois, se de fato existe a alma, o que isso significa? Como levamos o nosso dia-a-dia, uma vez tirada a conclusão a respeito da existência da alma? 

Mas será que a alma existe? Como podemos saber de verdade? Qual é sua natureza, sua relação com o corpo, sua relação com o mundo? 

Será que as escrituras das grandes religiões podem nos iluminar a respeito desta pergunta milenar?


“Perecíveis são os corpos, esses templos do espírito - eterna, indestrutível, infinita é a alma que neles habita.” 
~ Bhagavad Gita (Canto II: 18)

“O homem - o verdadeiro homem - é alma, não corpo; embora fisicamente o homem pertença ao reino animal, sua alma coloca-o acima do resto da criação. Vede como a luz do sol ilumina o mundo da matéria; do mesmo modo a Luz Divina esparge seus raios no reino da alma. A alma é que faz da criatura humana uma entidade celestial!” 
~ ‘Abdu’l-Bahá

“E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente.” 
~ Gênesis 2: 7

“Sabe tu, em verdade, que a alma é um sinal de Deus, uma jóia celestial cuja realidade os mais eruditos dos homens não conseguiram apreender e cujo mistério mente alguma, por aguçada que seja, pode esperar jamais desvendar. Entre todas as coisas criadas, é a primeira a declarar a excelência de seu Criador, a primeira a Lhe reconhecer a gloria, a aderir à Sua verdade e a primeira a curvar-se em adoração diante dEle. Se for fiel a Deus, refletirá a Sua Luz e a Ele, afinal, regressará. Se, porem, falhar em lealdade ao seu Criador, tornar-se-á vitima do eu e da paixão, em cujas profundidades, finalmente, mergulhará.” 
~ Bahá’u’lláh

“Quem tiver conhecido a si próprio, terá conhecido a Deus.” 
~ Tradição Islâmica

“A alma racional, ou seja o espírito humano, não desce para o corpo, nem entra nele, pois descida e entrada são características dos corpos, e a alma racional está isenta disso. Visto que o espírito jamais entrou neste corpo, não carecerá de morada, ao abandoná-lo. A relação entre o espírito e o corpo é semelhante à relação desta luz com este espelho. Quando o espelho está limpo, perfeito, a luz da lâmpada torna-se visível nele, mas quando se encobre de poeira, ou se quebra, a luz desaparece... A personalidade da alma racional existe desde seu começo, não sendo devida à mediação do corpo. O estado e a personalidade da alma racional, entretanto, podem fortalecer-se neste mundo. A alma poderá progredir, atingindo vários graus de perfeição, como também poderá estacionar no mais fundo abismo da ignorância, privada dos sinais de Deus.” 
~ ‘Abdu’l-Bahá






sábado, 23 de outubro de 2010

O que é o homem?

Meus amigos,

O que é o homem? Qual é sua condição? Somos de natureza puramente animal, ou será que temos algo de espiritual?

O que será que os livros das grandes religiões falam acerca do ser humano? 

Vamos descobrir!


"Considerai o homem como uma mina rica em jóias de inestimável valor. A educação tão somente pode faze-la revelar os seus tesouros e habilitar a humanidade a tirar dela algum benefício." 
~ Bahá’u’lláh 

“Disse também Deus: Façamos o homem à nossa imagem e semelhança… E criou Deus o homem à sua imagem: fê-lo à imagem de Deus, e criou-os macho e fêmea.” 
~ Gênesis 1: 26-27 

“Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.“ 
~ II Coríntios 3: 18 

“Havendo criado o mundo e tudo o que aí vive e se move, Ele, pela operação direta de Sua Vontade absoluta e soberana, se dignou conferir ao homem a distinção e a capacidade incomparáveis de conhecê-Lo e amá-Lo... A luz de um de Seus nomes, Ele irradiou sobre a mais íntima realidade de cada uma das coisas criadas, fazendo dessa realidade um receptáculo da glória de um de Seus atributos. Sobre a realidade do homem, entretanto, focalizou Ele o fulgor de todos os Seus nomes e atributos e fez dele um espelho de Seu próprio Ser. O homem, unicamente, dentre todas as coisas criadas, foi distinguido por tão grande favor, por uma graça tão duradora.” 
~ Bahá’u’lláh 

“Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus. Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes com temor, mas recebestes o espírito de adoção, pelo qual clamamos: Aba, Pai! O Espírito mesmo testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.” 
~ Romanos 8: 14-16 

“O desígnio de Deus ao criar o homem foi, e sempre será, capacitá-lo a conhecer seu Criador e atingir Sua Presença. Deste mais excelente propósito, deste objetivo supremo, todos os Livros celestiais e Escrituras ponderáveis, divinamente reveladas, dão inequívoco testemunho. Quem tiver reconhecido o Alvorecer da guia Divina e entrado em Sua santa corte ter-se-á aproximado de Deus e atingido Sua Presença – uma Presença que é o verdadeiro Paraíso... "
~ Bahá’u’lláh 

“Aqueles cujas mentes estão bem aperfeiçoadas nos Fatores da Iluminação, que, sem apegos se alegram “no abandono do apego” (quer dizer, o Nibbana), eles, livres de corrupção, brilhantes, atingiram o Nibbana aqui mesmo nesse mundo.” 
~ Buda 

“Recorda-te de quando o teu Senhor disse aos anjos: Criarei um ser humano de argila, de barro modelável. E ao tê-lo terminado e alentado com o Meu Espírito, prostrai-vos ante ele. Todos os anjos se prostraram unanimemente, menos Lúcifer, que se negou a ser um dos prostrados. Então, (Deus) disse: Ó Lúcifer, que foi que te impediu de seres um dos prostrados? Respondeu: É inadmissível que me prostre ante um ser que criaste de argila, de barro modelável. Disse-lhe Deus: Vai-te daqui (do Paraíso), porque és maldito!” 
~ Alcorão, Surata 15: 28-34 (Islã) 

“Fácil é atingir a suprema perfeição quando o homem anda na minha presença, constantemente consciente de Mim, em todos os caminhos de sua vida e alheio a outros deuses. Essas grandes almas, conscientes da sua união comigo, não tornarão a nascer para esta vida perecível de sofrimentos, mas vêm a mim, a eterna Beatitude.” 
~ Bhagavad Gita, Canto VIII: 14-15 (Hinduísmo)

Um e Todos no Ar!

Aguardem para uma nova experiência. Estão prontos?